O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN), lançou a coleção Ciranda Potiguar, um conjunto de materiais didáticos complementares voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A iniciativa busca fortalecer a alfabetização das crianças da rede pública, proporcionando um ensino mais conectado à identidade cultural potiguar.
Os materiais atendem alunos do 1º ao 5º ano e foram desenvolvidos com a participação de professoras da rede municipal, estadual e do NEI/CAP/UFRN, com edição técnica da Fundação Getulio Vargas (FGV). A proposta, segundo os idealizadores, é oferecer um recurso educacional que dialogue com a realidade dos estudantes e reforce a valorização da cultura local.
Os cadernos da Ciranda Potiguar foram pensados para aproximar a alfabetização da vivência das crianças, utilizando referências regionais, desde expressões linguísticas até elementos da cultura do estado.
“Nossa proposta foi criar um material que dialogasse diretamente com a realidade dos nossos estudantes. A Ciranda representa a união, o envolvimento da comunidade escolar e a valorização da cultura potiguar no processo de alfabetização”, afirmou Cleonice Kozerski, secretária adjunta de Educação do RN.
A ação é fruto da colaboração entre a SEEC, Undime-RN, universidades e institutos federais, contando com o envolvimento da UFRN, UERN, UFERSA, IFRN e IFESP, além da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV (FGV DGPE).
Os livros buscam trazer um ensino mais dinâmico e contextualizado, permitindo que os estudantes se reconheçam no material e compreendam a língua como um instrumento de comunicação e cidadania.
“Cada página foi cuidadosamente elaborada para proporcionar uma experiência de aprendizagem envolvente. Queremos que cada criança se reconheça nessas páginas, que sinta orgulho de sua origem e que perceba na língua um instrumento poderoso de comunicação, expressão, interação social e cidadania”, destacou Adele Santos, coordenadora-adjunta da Política Territorial de Alfabetização de Crianças do estado, o Pró-Alfa RN.
Alcance e impacto na educação do RN
Além da distribuição dos materiais, a iniciativa inclui a formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes técnicas das Diretorias Regionais e Secretarias Municipais de Educação.
Cerca de 700 profissionais estarão diretamente envolvidos na implementação, incluindo formadores estaduais e municipais, articuladores regionais e representantes das redes municipais de ensino.
O impacto esperado da Ciranda Potiguar vai além do uso dos cadernos em sala de aula. A proposta é fortalecer o processo de alfabetização, atuando também na recuperação de aprendizagem dos estudantes.
“O livro pertence a todas as crianças, e que esse seja um meio a mais para ajudar no processo de alfabetização em nosso Estado, bem como na reposição de aprendizagens dos estudantes. Que ele seja usado em todas as nossas salas de aula, em todo o RN”, ressaltou Simone Cortez, dirigente da UNDIME-RN.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.