Rio Grande do Norte

China teria escondido dados sobre coronavírus, diz agência

As autoridades chinesas teriam retido informações relevantes sobre o novo coronavírus (Sars-CoV-2) por semanas após seu surgimento, causando frustração entre os representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou uma reportagem da agência de notícias norte-americana Associated Press (AP) nesta terça-feira (2).

Segundo a agência, que teve acesso a documentos internos e realizou diversas entrevistas, especialistas da OMS vinham reclamando desde janeiro da demora da China em compartilhar as primeiras informações sobre o coronavírus com a entidade.

Apesar disso, a OMS elogiava a China por sua “resposta rápida” no combate à doença durante seus discursos públicos. A investigação feita pela AP explicou que o governo chinês demorou para liberar o mapa genético, ou genoma do vírus depois que os laboratórios já haviam decodificado completamente, provocando um atraso maior na criação de testes, drogas e vacinas.

Os dados só foram divulgados após três locais realizarem as análises. Os principais responsáveis por essa falta de compartilhamento, de acordo com a agência, foram os controles rigorosos sobre informações e concorrência no sistema de saúde pública do país asiático.

Conforme gravações de várias reuniões internas realizadas pela agência de saúde da ONU em janeiro, a reportagem ainda informa que, depois disso, a China ainda levou mais duas semanas para enviar outros detalhes para a OMS sobre o início da pandemia, o que poderia ter reduzido o impacto da tragédia caso fosse divulgado antes.

A AP descobriu que, em vez de conspirar com a China, a OMS foi em grande parte mantida no escuro, pois a China forneceu apenas as informações mínimas necessárias.

Em uma das cúpulas, o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, teria dito que a melhor maneira de “proteger a China” era que a OMS fizesse sua própria análise independente, porque, caso contrário, a propagação do vírus entre as pessoas estaria em questão e “outros países tomariam as medidas necessárias.”

Desde o momento em que o vírus foi decodificado, em 2 de janeiro, até quando a OMS declarou uma emergência global, em 30 de janeiro, o surto cresceu de 100 a 200 vezes, de acordo com dados do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.

Na semana passada, os Estados Unidos acusaram a China de esconder informações sobre a Covid-19 e responsabilizaram Pequim pela propagação da doença em todo o mundo. A China, no entanto, negou que tenha escondido os dados ou demorado a compartilhá-los.

O presidente americano, Donald Trump, inclusive, encerrou relações com a OMS e ressaltou que o mundo precisa de respostas da China sobre o coronavírus.

(Com informações da ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.