Rio Grande do Norte
Tendência

Boletim de balneabilidade aponta 11 trechos do litoral potiguar impróprios para banho

Praias como Ponta Negra, em Natal, e Sibaúma, na região de Pipa, estão entre as consideradas impróprias.

Um novo boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), revelou que 11 pontos ao longo do litoral potiguar estão impróprios para banho neste fim de semana. 

O estudo, realizado semanalmente, monitora a qualidade da água em diversas praias e rios do estado, identificando áreas com níveis de contaminação que representam risco aos banhistas. Os seguintes trechos foram considerados inadequados para o banho:

  • Praia de Sibaúma, em Tibau do Sul, próximo ao Restaurante Sabores do Mar
  • Pirambúzios, em Nísia Floresta, próximo ao Corais de Búzios
  • Pirangi do Sul, em Nísia Floresta, perto da igreja
  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
  • Rio Pirangi, na Ponte Nova, em Parnamirim
  • Rio Pirangi-Pium, no Balneário Pium, em Parnamirim
  • Ponta Negra, em Natal, próximo ao Morro do Careca
  • Ponta Negra, em Natal, perto da Rua M. S. Medeiros
  • Areia Preta, em Natal, perto da Escadaria de Mãe Luíza
  • Maracajaú, em Maxaranguape, perto do Mercado Público
  • Praia de Touros, em Touros, próximo à Av. Bom Jesus

Em grande parte dos locais listados, a água foi classificada como imprópria devido à alta concentração de coliformes termotolerantes, excedendo os limites estabelecidos pela resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). 

No caso específico da praia de Ponta Negra, em Natal, o relatório aponta que os dois pontos sinalizados como impróprios apresentam “observações in loco de efluentes não tratados lançados na praia”. 

Como é realizada a classificação da água

A classificação da qualidade da água é feita a partir da análise de amostras coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas. Se, em duas ou mais dessas análises, forem encontrados mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é considerada imprópria. Adicionalmente, se a análise mais recente revelar uma concentração superior a 2.500 coliformes fecais, a área é imediatamente classificada como imprópria. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.