Rio Grande do Norte

Bancos de Leite do RN precisam de doações

Os Bancos de Leite Humano do Rio Grande do Norte estão sofrendo com os baixos estoques. Segundo a coordenação estadual do aleitamento materno da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o problema é recorrente nos meses de férias e veraneio, quando as doações costumam diminuir. Em 2016, até novembro, 4.682 bebês precisaram de leite materno doado. No mesmo período, 2.653 mães foram doadoras.

No Hospital Dr. José Pedro Bezerra, o hospital Santa Catarina, a necessidade diária é de um litro de leite materno por dia. Na unidade são realizados certa de 500 partos por mês, e em torno de 10% dos bebês nascidos necessitam de leite materno doado. Nenhuma fórmula industrializada é capaz de substituir o leite materno com os mesmos nutrientes, por isso a falta dele compromete a recuperação dos bebês.

“Todos estão com estoques baixos, mas o hospital Santa Catarina é o mais necessitado”, explica a responsável técnica pelo aleitamento materno na Sesap, Raissa Arruda. Na unidade o banco de leite está trabalhando com estoque para apenas dois dias, o que pode comprometer a saúde dos bebês internados na UTI Neonatal e bebês prematuros do método Mãe Canguru.

Como doar

Para fazer a doação, a mãe pode entrar em contato com qualquer banco de leite, pessoalmente ou por telefone, onde receberá as devidas orientações sobre a ordenha e armazenamento corretos. Durante as visitas domiciliares, a coleta do leite é feita com apoio de uma técnica em enfermagem. Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do RN, o projeto “Bombeiro Amigo do Peito” faz coletas domiciliares.

O Rio Grande do Norte possui seis bancos de leite humano, sendo três em Natal, um em Mossoró, um em Parnamirim e outro em Caicó. Neles, o leite materno doado fica armazenado e, depois de devidamente processado, é fornecido com qualidade e segurança de acordo com a necessidade de cada criança.

Recebem o leite materno os recém-nascidos prematuros, aqueles que necessitam de algum cuidado médico, e aqueles cuja mãe é impossibilitada de amamentar por algum problema de saúde.

Bancos de Leite do RN:

Em Natal

· Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) – (84) 3215-5957 / 0800-721-0078
· Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) – (84) 3232-7728
· Hospital Cel. Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) – (84) 3232-3669

Em Parnamirim

· Maternidade do Divino Amor – (84) 3272-4367

Em Mossoró

· Banco de Leite de Mossoró (vizinho à Casa de Saúde Dix-Sept Rosado – (84) 3315-3471/3478

Em Caicó

· Banco de Leite de Caicó – (84) 3421-2018 /2354

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.