A Azul Linhas Aéreas anunciou o cancelamento da rota direta entre Natal e Fernando de Noronha, com efeito a partir de 8 de março. Segundo a companhia, a mudança é parte de um “processo normal de ajuste de capacidade à demanda”. Com a suspensão, os voos para o arquipélago serão operados exclusivamente a partir de Recife.
A decisão da Azul já se reflete na ausência da rota entre Natal e Fernando de Noronha nas consultas de voos programados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A aeronave utilizada nessa rota era o modelo ATR-72, com capacidade para 70 passageiros.
A empresa assegurou que os clientes afetados pela suspensão serão devidamente reacomodados e receberão toda a assistência necessária, em conformidade com a resolução 400 da Anac.
Impacto regional nos voos da Azul
A suspensão da rota Natal-Fernando de Noronha se soma a outras alterações na malha aérea da Azul no Nordeste. Recentemente, a companhia também anunciou a descontinuação de suas operações no Aeroporto de Mossoró, também a partir de março. A decisão, segundo a Azul, é motivada pelo aumento dos custos operacionais, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, além de questões de disponibilidade de frota e ajustes de oferta e demanda.
A dificuldade em substituir peças de manutenção dos aviões, especialmente dos modelos ATR-72, também tem contribuído para a reavaliação das rotas. A escassez de aeronaves e peças, junto com o aumento do dólar, elevou os custos, levando a empresa a reavaliar voos em diversas bases. Inclusive, a Azul está com dezenas de aeronaves paradas no aeroporto de Bauru (SP) devido à falta de peças.
Em paralelo a isso, a Latam também anunciou a suspensão do voo direto entre Natal e o Rio de Janeiro (Galeão), a partir do dia 30 de março. Essas mudanças indicam um cenário de reestruturação na aviação regional.
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