O aumento da maré causou destruição na orla de Barra de Maxaranguape, município de Maxaranguape, no litoral Norte potiguar. O fenômeno, intensificado na madrugada e tarde do último sábado (29), resultou em prejuízos para os comerciantes locais, com barracas destruídas pela força das águas.
A Prefeitura de Maxaranguape, por meio de sua assessoria, informou que está monitorando a situação e avaliando os danos. O número exato de barracas afetadas ainda não foi divulgado. A região, que depende fortemente do turismo, com alta expressiva e melhores números desde 2020, pode sofrer um impacto significativo.
De acordo com dados da Marinha do Brasil, as ondas atingiram a altura de 2,3 metros, impulsionadas por um coeficiente de marés considerado muito alto, chegando a 114. A combinação desses fatores contribuiu para a intensidade do avanço do mar. Confira vídeo ao final da matéria.
A Marinha do Brasil alerta que as condições de maré alta e fortes correntezas devem persistir até a segunda-feira (31), exigindo atenção redobrada de moradores e visitantes da região.
É importante ressaltar que a Prefeitura de Maxaranguape está acompanhando de perto a situação e em breve divulgará mais informações sobre as medidas que serão tomadas para auxiliar os comerciantes e moradores afetados. Medidas essas que podem envolver desde o auxílio emergencial até a reestruturação da orla, garantindo a segurança e a retomada das atividades econômicas locais.
Ver essa foto no Instagram
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.