O município de Assú, no Rio Grande do Norte, celebrou nesta terça-feira (07) a inauguração da nova estrada de acesso ao Santuário Irmã Lindalva, um marco para a região. A obra, que totalizou um investimento de R$ 6,5 milhões, foi realizada por meio do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, uma iniciativa do Governo do Estado que visa melhorar a infraestrutura viária em diversas localidades potiguares.
A nova via possui uma extensão de 5,2 quilômetros e engloba a construção completa do leito da pista, incluindo sub-base, base, pavimentação, e sinalização horizontal e vertical. Antes, o acesso ao santuário era feito por uma estrada de terra batida, que também servia a propriedades rurais da área, onde foi erguida uma estátua em memória da Irmã Lindalva.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do prefeito de Assú, Lula Soares, do bispo diocesano de Mossoró, Francisco de Sales, e de outros representantes do governo estadual. A nova estrada não apenas facilita o acesso ao Santuário, mas também representa um avanço na qualidade da infraestrutura da região.
Além da nova estrada de acesso ao Santuário Irmã Lindalva, o Governo do Estado realizou outras obras de recuperação viária na região. Entre elas, destacam-se os 41 quilômetros da RN-233, entre Assu e Triunfo Potiguar, que foram reconstruídos em 2022, com recursos do programa Governo Cidadão, e os 25 quilômetros da RN-118, entre Ipanguaçu e Alto do Rodrigues. Este último trecho foi essencial como desvio durante a interdição da BR-304 por 50 dias.
Estão em andamento as obras na RN-263, nos trechos Pedro Avelino/Afonso Bezerra e Afonso Bezerra/Angicos, e na RN-041, que é a principal via de acesso ao município de Santana do Matos. A previsão é que essas obras sejam concluídas nos primeiros meses de 2025.
Sobre Irmã Lindalva
Irmã Lindalva, religiosa da Irmandade Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, é reconhecida pela Igreja Católica como mártir. Ela foi assassinada em 1993, em Salvador, Bahia, e beatificada pelo Vaticano em 2007. Atualmente, o processo de santificação da religiosa potiguar está em curso no Vaticano. Em 2020, a Festa Comemorativa da Irmã Lindalva, em Assú, foi declarada patrimônio imaterial, cultural, religioso e histórico do Rio Grande do Norte, por meio de lei estadual sancionada pela governadora Fátima Bezerra, a partir de projeto de lei proposto pelo então deputado George Soares.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.