Brasil
Tendência

Renovação da CNH pode se tornar gratuita para maiores de 60 anos

O projeto agora tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que pode trazer mudanças significativas para a vida dos motoristas com mais de 60 anos. O projeto de lei, que agora segue para análise em outras comissões, visa tornar gratuita a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para essa faixa etária.

Atualmente, os custos para renovar a CNH variam de acordo com a localidade e a categoria da carteira, representando um gasto considerável para muitos idosos. A proposta, que já havia sido apresentada anteriormente para pessoas com 70 anos ou mais, foi alterada pelo relator, o deputado Luiz Couto (PT-PB).

Ele adequou o texto ao Estatuto da Pessoa Idosa, que define como idosas as pessoas com 60 anos ou mais. “O Estatuto da Pessoa Idosa define as pessoas idosas como aquelas com idade igual ou superior a 60 anos“, justificou o deputado.

Alterações no Código de Trânsito Brasileiro

O projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, não só estabelece a gratuidade da renovação da CNH, mas também modifica a frequência dos exames de aptidão física e mental. As mudanças propostas são:

  • Condutores com até 60 anos: exame a cada 10 anos;
  • Condutores entre 60 e 70 anos: exame a cada 5 anos;
  • Condutores com 70 anos ou mais: exame a cada 3 anos.

Atualmente, a legislação vigente exige que o exame de aptidão física e mental seja renovado:

  • A cada 10 anos para condutores com menos de 50 anos;
  • A cada 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 e inferior a 70 anos;
  • A cada 3 anos para condutores com 70 anos ou mais.

Tramitação e Próximos Passos

O projeto agora tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Essa iniciativa representa um avanço importante na garantia dos direitos da pessoa idosa, buscando facilitar o acesso à mobilidade e à autonomia no trânsito. A Câmara avança em proteção a idosos com este e outros projetos, buscando garantir mais qualidade de vida e acesso a direitos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.