Um trágico incidente ocorreu na tarde deste domingo (22), com o colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e Maranhão, sobre o Rio Tocantins. O desabamento, que aconteceu por volta das 14h50, resultou em uma morte confirmada, uma pessoa resgatada e pelo menos duas desaparecidas, segundo informações do governador do Maranhão, Carlos Brandão.
A ponte, localizada na BR-226, conectava os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). O governador Brandão expressou seu pesar nas redes sociais: “Lamentamos pelas vítimas do colapso da ponte que liga o Maranhão ao Tocantins. Até o momento temos um óbito confirmado, uma vítima resgatada, hospitalizada em Estreito, e duas vítimas desaparecidas. Somente com o resultado das operações de mergulho teremos como comprovar o número total de desaparecidos“.
O governo do Maranhão informou que está prestando apoio aos técnicos do governo federal para garantir o socorro às vítimas e mitigar os transtornos causados pela interdição da via. As equipes de bombeiros dos dois estados estão trabalhando em conjunto nas buscas no rio, que tem profundidade superior a 50 metros, conforme informou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o horário do colapso e a interdição total da ponte. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mobilizou equipes para avaliar as causas do acidente e tomar as medidas necessárias. O vão central da estrutura, com extensão de 533 metros, cedeu completamente.
Vereador grava exato momento do acidente
O vereador Elias Junior gravou um vídeo e flagrou o momento exato da queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Ponte JK), que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, na tarde deste domingo (22).
As imagens estavam sendo feitas para as redes sociais. Nelas, o parlamentar de Aguiarnópolis denunciava as más condições da ponte, mostrando inclusive rachaduras na estrutura, até que o desabamento aconteceu e ele começou a sair correndo.
“Olha, Elias! Sai daí! Sai de perto! Meu Deus do céu”, grita a pessoa que realiza a filmagem.
Rotas alternativas foram divulgadas pelo DNIT para os motoristas:
- Para quem sai do Tocantins: Deve-se utilizar a estrada que liga Darcinópolis a Luzinópolis, seguindo pela BR-230 até o km 101 (São Bento). Em seguida, pegar à direita em direção a Axixá e Imperatriz (MA).
- Para quem sai do Maranhão: Deve-se acessar a BR-226 em Estreito até Porto Franco. De Porto Franco, seguir pela BR-010 até Imperatriz.
O governador Wanderlei Barbosa, do Tocantins, também se pronunciou sobre a tragédia, confirmando a queda de veículos e motocicletas e o engajamento das equipes de resgate. “Nos unimos no apoio ao resgate de vítimas“, disse.
O DNIT segue monitorando a situação e avaliando os danos para definir os próximos passos, buscando restabelecer o trânsito na região o mais breve possível e prestando apoio aos envolvidos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.