Brasil

Pesquisa revela otimismo cauteloso dos brasileiros para 2025

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), a pedido da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), indica que 49% dos brasileiros acreditam em uma melhora do país em 2025. A pesquisa, conduzida entre os dias 5 e 9 de dezembro, ouviu 2 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil. Apesar da porcentagem expressiva, o índice permanece estável em relação a outubro, mas apresenta uma queda de 10 pontos percentuais quando comparado com dezembro de 2023, que registrou 59% de otimismo.

Por outro lado, a parcela de entrevistados que projeta uma piora para o Brasil em 2025 aumentou. Os que acreditam que o país vai piorar subiram de 23% em outubro para 28% em dezembro de 2024, ultrapassando em 11 pontos percentuais o índice de 17% registrado no mesmo período do ano anterior.

Avaliação de 2024

A pesquisa também avaliou a percepção dos brasileiros sobre o ano de 2024. A maioria (66%) considera que o país melhorou (40%) ou se manteve igual (26%) em comparação com 2023. Este percentual, no entanto, representa um recuo de 13 pontos em comparação aos 79% registrados em dezembro de 2023, quando 49% dos entrevistados acreditavam em melhora e 30% viam um cenário estável. Em contrapartida, a sensação de que o país piorou aumentou: de 20% em dezembro de 2023 para 32% em dezembro de 2024, um aumento de 12 pontos.

Sentimentos contraditórios

Segundo Antonio Lavareda, sociólogo e cientista político, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os dados refletem um cenário de “sentimentos de otimismo e cautela”. Ele explica que o ano de 2024 foi marcado por eventos positivos, como o aumento do emprego, mas também sofreu o impacto negativo da seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação. “Os sentimentos para 2024 e as perspectivas para 2025 carregam sentimentos de otimismo e cautela, que refletem o que ocorreu ao longo de todo ano”, destacou Lavareda.

A pesquisa da Febraban, realizada pelo Ipespe, fornece um panorama da percepção da população brasileira em relação à situação atual e às expectativas para o futuro. A oscilação nos percentuais indica um momento de incertezas e uma visão mais ponderada em relação ao futuro do país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.