O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que mais de 17 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este balanço, divulgado na segunda-feira (16), destaca o avanço da iniciativa que busca modernizar a identificação civil no país.
De acordo com o ministério, a CIN visa reduzir fraudes e otimizar cadastros administrativos. Além disso, ela proporciona um acesso mais seguro aos serviços digitais do Gov.br, que hoje somam mais de 4,5 mil. Esta melhoria na segurança é oferecida por meio do acesso "conta Ouro", um nível avançado de proteção na plataforma.
A emissão da primeira via da CIN é gratuita para todos os cidadãos, e a substituição do documento antigo poderá ser feita até 2032. Atualmente, todos os estados brasileiros já estão emitindo a nova carteira. Para mais informações sobre o processo de emissão, o cidadão pode acessar o portal gov.br/identidade.
Infraestrutura Pública Digital
O ministério também informou que está em desenvolvimento a Infraestrutura Pública Digital (IPD) de identificação civil. Essa iniciativa tem como objetivo automatizar os serviços públicos, utilizando a base de dados da CIN e a identificação digital do Gov.br. A IPD será composta por sistemas digitais compartilhados, seguros e interoperáveis, construídos a partir de especificações e padrões abertos, garantindo um acesso equitativo a serviços públicos e privados em escala social.
A proposta é que o Gov.br se torne uma plataforma mais proativa na prestação de informações, oferecendo dados personalizados com base no perfil do usuário. Por exemplo, jovens de 18 anos poderão ser informados sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou sobre como obter a carteira de motorista. Já os idosos poderão receber informações sobre aposentadoria ou concessão de benefícios, tudo de forma customizada e relevante para cada indivíduo.
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