O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e seu estado de saúde segue sendo monitorado de perto pelos médicos. Um novo boletim médico, divulgado na tarde desta sexta-feira (14), confirmou que o presidente fará apenas exames de sangue. Não há, segundo o comunicado, nova programação de exames de imagem.
Estado de Saúde: O boletim médico descreve Lula como lúcido e orientado, capaz de se alimentar e caminhar. Ele permanece em cuidados semi-intensivos, mas a expectativa é de alta para a próxima semana. A notícia de que Lula deixa a UTI e segue em recuperação após a cirurgia já havia sido divulgada anteriormente e gerou alívio no país.
Procedimentos Recentes: Na quinta-feira (12), Lula passou por um procedimento endovascular, a embolização da artéria meníngea média, considerado bem-sucedido pela equipe médica. Este procedimento, um procedimento médico preventivo após a cirurgia de hematoma, seguiu o sucesso da remoção do dreno intracraniano. Um dia antes, em 13 de dezembro, o dreno intracraniano, instalado após a cirurgia de emergência da última terça-feira (10), foi removido sem intercorrências. A notícia da remoção do dreno e a previsão de alta para sexta-feira também foi destaque na mídia: Lula tem dreno retirado após cirurgia; alta da UTI prevista para sexta.
Internação e Cirurgia: A internação de Lula se deve a um hematoma na cabeça, consequência de uma queda sofrida em outubro. A cirurgia de emergência realizada na terça-feira (10) teve como objetivo drenar esse hematoma. Segundo informações posteriores, não houve novo sangramento após a drenagem, e o procedimento da quinta-feira tinha caráter preventivo. A cirurgia de Lula ocorreu em um dia movimentado, com o Senado votando a reforma tributária: Lula passa por cirurgia e Senado vota reforma tributária em dia movimentado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.