Brasil

Ibama e Sesc firmam parceria para doação de alimentos apreendidos a entidades assistenciais

Uma nova parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) promete fortalecer a luta contra a fome e o desperdício de alimentos no Brasil. A partir de 2025, o Ibama destinará alimentos apreendidos em suas ações de fiscalização ambiental ao programa Sesc Mesa Brasil, ampliando o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O acordo de cooperação técnica visa, principalmente, o aproveitamento responsável de alimentos que seriam descartados. Segundo o Sesc, a iniciativa também contribui para a redução do desperdício, o uso eficiente de recursos e fortalece o papel social da instituição, que amplia sua capacidade de atender comunidades vulneráveis. O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destaca que a parceria traz “inúmeras vantagens para todos”.

Reforço Nutricional:

A doação de produtos de origem animal, apreendidos pelo Ibama, representa um reforço nutricional significativo para as refeições oferecidas pelas entidades assistenciais cadastradas no Sesc Mesa Brasil. Esses produtos, que geralmente são recebidos em menor quantidade pelo programa devido ao seu valor mais alto e perecibilidade, agora farão parte do cardápio das instituições.

“O acordo vai representar um importante reforço nutricional para as pessoas atendidas. A parceria representa, ainda, o comprometimento do Sesc com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial a meta de erradicação da fome”, explica o Sesc.

Sesc Mesa Brasil: Recorde de Doações em 2024

O Sesc Mesa Brasil está encerrando 2024 com a maior arrecadação de alimentos desde sua criação, há 30 anos. A expectativa é de que o balanço total do ano atinja 55 milhões de quilos de alimentos doados, impulsionados pelas campanhas natalinas de dezembro. O programa se consolida como a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina.

O programa atua como uma ponte entre empresas doadoras e instituições que fornecem refeições e alimentos a famílias em vulnerabilidade alimentar. Atualmente, o Sesc Mesa Brasil conta com 3,4 mil empresas parceiras, que doam seus excedentes de produção, e atende 7,2 mil entidades assistenciais cadastradas, beneficiando mensalmente mais de 2,2 milhões de pessoas.

Ampliação da Segurança Alimentar e Sustentabilidade

O programa recebe doações de diversos setores, como empresas, propriedades rurais, entrepostos de hortifruti, supermercados, pequenas feiras e comércios. Os alimentos, incluindo aqueles fora dos padrões de comercialização, mas ainda seguros para consumo, são destinados a instituições como asilos, creches e associações comunitárias.

Tadros ressalta que o aumento da solidariedade e das doações ao longo do último ano demonstra que a sociedade brasileira está engajada na luta pela segurança alimentar. Ele também destaca a importância do aproveitamento integral de alimentos para evitar o descarte e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, uma das maiores preocupações ambientais da atualidade. *“Nós temos visto crescer a solidariedade e as doações ao longo do último ano, mostrando que a sociedade brasileira está na luta para ampliar a segurança alimentar. Ao propor o aproveitamento integral de alimentos e evitar o descarte desses produtos, que poderiam acabar nos lixões, contribuímos para diminuir as emissões de gases de efeito estufa que levam ao aquecimento global, uma das maiores preocupações da humanidade atualmente”*, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.