A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, nesta sexta-feira (17), cinco alertas para diversas regiões do estado, incluindo a metropolitana de Porto Alegre, Serra Geral, Vales, Costa Doce, litoral norte e extremo sul. As previsões indicam chuvas e ventos fortes, acompanhados de descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo. A população é orientada a buscar informações junto aos órgãos municipais e conhecer os planos de contingência locais para agir em caso de necessidade.
Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal também emitiu um alerta preventivo para possíveis tempestades com fortes rajadas de vento até as 18 horas. No dia anterior, a capital gaúcha já havia sofrido com alagamentos e quedas de árvores devido a uma chuva intensa, com um imóvel parcialmente destelhado e uma pessoa ferida. A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas alagadas e se abrigue em locais seguros durante as tempestades, mantendo distância de árvores, postes e outras estruturas que possam ser derrubadas pelo vento.
O temporal que atingiu a cidade de Campo Bom, no Vale do Rio dos Sinos, causou o destelhamento parcial de ao menos 28 imóveis. Outras cidades, como Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Piratini, também registraram danos. Em Santa Catarina, o Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí, liberou 301 detentos do regime semiaberto por sete dias devido às fortes chuvas que atingiram o litoral catarinense. A medida visa garantir a segurança e integridade física dos internos, com retorno previsto para a próxima quarta-feira (22). O estado catarinense está em alerta vermelho, com previsão de grandes volumes de chuva, alagamentos e deslizamentos.
O Corpo de Bombeiros atendeu 366 ocorrências em 27 municípios entre quinta (16) e sexta-feira (17), prestando assistência a 2.007 pessoas e registrando uma vítima fatal. Dez cidades já decretaram situação de emergência. Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram em Biguaçu (391 mm), Florianópolis (344 mm) e Tijucas (325 mm). Chuvas intensas levam quatro cidades de Santa Catarina a decretar situação de emergência.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.