Datafolha diz que 51% dos brasileiros têm mais medo da polícia do que confiança

Datafolha diz que 51% dos brasileiros têm mais medo da polícia do que confiança
Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste domingo (22), revelou que 51% dos brasileiros com 16 anos ou mais têm mais medo da polícia do que confiança. O levantamento foi realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, com 2.002 entrevistas em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Entre os entrevistados, 46% afirmaram confiar mais na polícia do que temê-la, enquanto 3% disseram não saber ou não opinaram. O resultado é similar ao registrado em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, quando 51% relatavam medo predominante e 47% diziam confiar mais.

O estudo apontou variações significativas entre gêneros e grupos raciais. Homens demonstram maior índice de temor à polícia (56%), enquanto entre as mulheres o número cai para 45%. Em relação à cor da pele, 59% dos pretos afirmaram ter mais medo da polícia, comparado a 45% dos brancos.

A pesquisa destaca que as margens de erro dentro desses segmentos podem variar entre 3 e 5 pontos percentuais, conforme informou o Datafolha.

Casos de violência policial em São Paulo impactam percepção

Nos últimos quatro meses, o estado de São Paulo enfrentou uma crise na segurança pública, com diversos casos de violência policial ganhando destaque na mídia. A gestão do governador Tarcísio de Freitas foi diretamente impactada, levantando debates sobre o papel e a conduta da polícia.

A pesquisa apurou que 63% dos entrevistados afirmaram ter tomado conhecimento sobre os casos recentes no estado. Desses, 34% disseram estar bem informados, enquanto 25% relataram estar mais ou menos bem informados. Apenas 4% consideraram-se mal informados, e 37% afirmaram não ter tomado conhecimento do tema.

Entre os que acompanharam os casos, 52% revelaram sentir mais medo da polícia, enquanto 42% relataram confiar mais nela. Já no grupo que não tomou conhecimento dos episódios, a percepção foi inversa: 52% confiam na polícia e 43% demonstram temor.

Contexto e debate público

O levantamento reacende discussões sobre a relação da sociedade brasileira com suas forças de segurança. Especialistas apontam que a frequência de denúncias de violência policial contribui para o aumento da desconfiança entre os cidadãos, especialmente em contextos onde há maior exposição midiática de casos de abusos de poder.

A divulgação dos resultados coincide com um momento de pressão política e social para que estados e municípios adotem medidas que reduzam a violência policial e promovam maior transparência e proximidade entre a polícia e a população.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.