Brasil

Chuva intensa marca o último fim de semana do ano em todo o país

O último fim de semana de 2024 será marcado por chuvas em todo o território nacional, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir desta sexta-feira (27), a região central do país, com destaque para o Sudeste, deverá registrar volumes significativos de precipitação. O fenômeno é resultado da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se intensifica entre a noite de hoje (26) e amanhã (27).

“A ZCAS é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, que podem causar impactos à população. As áreas de ocorrência de chuvas mais significativas serão aquelas em que a ZCAS atuar, ou seja, desde o sudoeste da Amazônia, cruzando as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, até o Oceano Atlântico. Atenção especial para o Sudeste, onde poderão ocorrer impactos à população nos próximos dias, já que a ZCAS pode atuar até a próxima segunda-feira”, explicou a meteorologista do Inmet, Maitê Coutinho.

Previsão por Regiões:

  • Região Norte: Muitas nuvens com pancadas de chuva e possíveis trovoadas isoladas.
  • Região Nordeste: Céu nublado com pancadas de chuva isoladas no litoral norte e leste (Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco), especialmente pela manhã. No interior, o tempo deverá permanecer quente e com baixa probabilidade de chuva.
  • Região Sul: Entre os dias 26 e 27, áreas de instabilidade com possibilidade de chuva isolada no Paraná e no extremo sul do Rio Grande do Sul. No sábado (28), tempo firme no interior, com chance de chuva isolada no litoral. No dia 29, as chances de chuva diminuem, mas ainda persistem no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

São Paulo em Alerta:

Na capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) prevê dias chuvosos a partir da madrugada desta sexta-feira (27), com pequenos períodos de melhora. A combinação do solo encharcado com a previsão de chuva, inclusive com forte intensidade, eleva o risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas de risco. As temperaturas devem oscilar entre 20°C e 24°C.

Para sábado (28), embora o sistema frontal se afaste para Minas Gerais e Rio de Janeiro, o solo ainda encharcado exige atenção devido ao potencial de escorregamentos. Haverá aberturas de sol pela manhã, com elevação da temperatura, e a tarde existe a possibilidade de chuva isolada de intensidade moderada. A temperatura deve variar entre 20°C e 26°C.

Ações da Defesa Civil:

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para a população sobre as fortes chuvas e reativou o gabinete de crise para garantir uma resposta rápida em casos de emergência. De acordo com o órgão, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer nas regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Bauru.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 31 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.