Brasil

Câmara aprova aumento de penas para crimes em calamidades públicas

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (10), um projeto de lei que aumenta as penas para diversos crimes cometidos durante situações de emergência ou estado de calamidade pública. A proposta, de autoria do deputado Coronel Telhada (PP-SP), foi aprovada com alterações sugeridas pelo relator, deputado Daniel Trzeciak (PSDB-RS), e seguirá agora para o Senado.

O texto aprovado prevê a duplicação das penas para uma série de delitos. Entre eles estão:

  • Crimes contra o patrimônio: como furto, roubo, apropriação indébita e estelionato.
  • Crimes contra a administração pública: incluindo peculato (apropriação de dinheiro público), inserção de dados falsos em sistemas de informações e corrupção passiva.
  • Crimes contra a economia popular: como sonegação de mercadorias, favorecimento de compradores em detrimento de outros e fraude em pesos e medidas.
  • Corrupção ativa: ato de oferecer propina a um servidor público.

Uma adição importante feita pelo relator incluiu um novo crime no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90): o aumento abusivo de preços de produtos ou serviços durante emergências ou calamidades públicas. A pena prevista para este novo crime é de reclusão de 2 a 4 anos, além de multa.

Assista ao vivo:

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.