O Brasil alcançou um marco histórico no turismo, superando todas as expectativas com a entrada de mais de 6,621 milhões de turistas internacionais. Este número, divulgado pelo Ministério do Turismo, estabelece um novo recorde, ultrapassando o melhor resultado anterior, registrado em 2018, quando 6.621.376 estrangeiros visitaram o país.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que esse crescimento é resultado de um esforço conjunto que envolve investimentos em infraestrutura e promoção dos destinos brasileiros em eventos internacionais. O governo federal, através do Fungetur (Fundo Geral do Turismo), tem apoiado o setor com recursos para estruturar toda a cadeia turística, preparando-a para receber um número cada vez maior de visitantes.
"Temos investido na melhoria da infraestrutura turística do Brasil, com obras que vão de Norte a Sul, também temos apoiado o setor com liberação de recursos, por meio do Fungetur, que ajudam a estruturar toda cadeia, que fica mais preparada para receber esses turistas. Além, é claro, de fazer promoção dos nossos destinos em grandes eventos internacionais, mostrando ao mundo o que o Brasil tem de melhor", afirmou o ministro Sabino.
O Ministério do Turismo ressalta que o desempenho deste ano supera até mesmo anos em que o Brasil sediou grandes eventos esportivos. Em 2014, com a Copa do Mundo FIFA, e em 2016, com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o país recebeu um total de 12,9 milhões de desembarques. A marca de 2024, individualmente, supera o número de visitantes de cada um desses anos. O Plano Nacional de Turismo (PNT) estabeleceu a meta de atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos, demonstrando otimismo com o crescimento do setor.
O governo também tem trabalhado em outras frentes para promover o turismo internacional. Em dezembro de 2023, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe, com o objetivo de reforçar a presença e a importância do Brasil no cenário turístico global. Além disso, o MTur, em parceria com a Embratur, tem participado de eventos internacionais para divulgar a 'Marca Brasil', uma iniciativa que busca reconstruir a imagem do país no exterior, destacando seu compromisso com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.
Outra ação relevante é a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”, uma colaboração entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Essa iniciativa visa promover e posicionar os destinos desses países internacionalmente, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade, oferecendo aos turistas uma experiência diversificada e rica em cultura.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.