O governo federal inicia nesta quinta-feira (12 de dezembro de 2024) o pagamento do Auxílio Gás referente ao mês de dezembro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o benefício de R$ 104 será creditado para cerca de 5,49 milhões de famílias brasileiras.
O calendário de pagamentos segue um cronograma baseado no Número de Inscrição Social (NIS). Famílias com NIS final 1, 2 e 3 recebem o valor hoje. O MDS informa que o pagamento para os demais dígitos seguirá o calendário do Bolsa Família, com liberação gradual até o dia 23 de dezembro, data em que serão contempladas as famílias com NIS final 0.
Este mês, o programa irá beneficiar mais de 16,9 milhões de pessoas, representando um investimento de R$ 570,6 milhões. A distribuição regional do benefício prevê atender aproximadamente 2,55 milhões de famílias na Região Nordeste, seguida do Sudeste (1,8 milhão), Norte (526,2 mil), Sul (382,5 mil) e Centro-Oeste (210,78 mil).
Uma mudança importante para esta rodada de pagamentos: as famílias com NIS final 1, 2 e 3 receberão o auxílio na plataforma social do Auxílio Gás, mesmo aquelas que habitualmente recebem em conta bancária. É importante ressaltar que, caso o valor não seja sacado até 26 de dezembro, o crédito será direcionado para as contas bancárias vinculadas, acessíveis pelo aplicativo Caixa Tem e cartão de débito do Bolsa Família.
Criado em 2021 pela Lei nº 14.237, o Auxílio Gás beneficia famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo. Isso inclui famílias que já recebem outros benefícios de transferência de renda de qualquer esfera de governo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.