O alistamento militar voluntário feminino para as Forças Armadas Brasileiras segue aberto até 30 de junho, com mais de 27,5 mil mulheres já inscritas para concorrer a uma das 1.465 vagas disponíveis. A oportunidade é para integrar os quadros da Marinha, Exército e Aeronáutica.
De acordo com o Ministério da Defesa, a expectativa é de que o número de vagas aumente nos próximos anos. A atual política de alistamento feminino contempla 1.010 vagas para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha, distribuídas em 28 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal.
A primeira turma de mulheres incorporadas às Forças Armadas está prevista para 2026, com início nos semestres de março (entre os dias 2 e 6) ou agosto (entre os dias 3 e 7). As aprovadas ingressarão com a graduação de soldado (Exército e Aeronáutica) ou marinheiro-recruta (Marinha).
O processo seletivo é composto por cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação (ou matrícula). As candidatas passam por entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. Aquelas consideradas aptas prestarão serviço militar temporário, com os mesmos direitos e deveres dos homens convocados.
Podem se alistar mulheres que completam 18 anos em 2025 (nascidas em 2007) e que residam em um dos municípios com vagas disponíveis.
Documentos necessários para inscrição:
- Certidão de nascimento ou prova de naturalização
- Comprovante de residência
- Documento oficial com foto
As inscrições podem ser realizadas até 30 de junho, tanto online, através do site alistamento.eb.mil.br, quanto presencialmente em uma Junta do Serviço Militar. O salário inicial é de R$ 1.177, a partir de janeiro de 2026, acrescido de benefícios como alimentação e alojamento.
Municípios com vagas disponíveis:
- Planaltina (GO)
- Águas Lindas de Goiás (GO)
- Valparaíso de Goiás (GO)
- Formosa (GO)
- Santo Antônio do Descoberto (GO)
- Luziânia (GO)
- Novo Gama (GO)
- Cidade Ocidental (GO)
- Brasília (DF)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Campo Grande (MS)
- Canoas (RS)
- Corumbá (MS)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Guaratinguetá (SP)
- Juiz de Fora (MG)
- Ladário (MS)
- Lagoa Santa (MG)
- Manaus (AM)
- Pirassununga (SP)
- Porto Alegre (RS)
- Recife (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- Santa Maria (RS)
- São Paulo (SP)
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.