Brasil
Tendência

Alerta falso de terremoto do Google assusta moradores de SP e RJ

Na madrugada de hoje (14), usuários do sistema Android em São Paulo e no Rio de Janeiro foram surpreendidos por um alerta de terremoto emitido pelo Google. O aviso, disparado por volta das 2h20, indicava um suposto tremor no mar, a aproximadamente 55 km de Ubatuba, no litoral norte paulista.

Apesar do susto, a Defesa Civil de São Paulo se manifestou, assegurando que “não emitiu nenhum alerta de terremoto” e que, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), nenhum abalo sísmico foi registrado no estado. Em comunicado divulgado às 3h29, a Defesa Civil reforçou que “não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das defesas civis municipais”.

O Google, em sua página de suporte, explica que o sistema de Alertas de Terremoto do Android utiliza a localização e outras informações dos smartphones para fornecer serviços de segurança e emergência. O sistema promete, em regiões onde está disponível, enviar alertas segundos antes de um terremoto, permitindo que as pessoas procurem um local seguro rapidamente.

Até o momento, o Google não se pronunciou sobre o motivo do envio do alerta falso.

 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.