Na madrugada de hoje (14), usuários do sistema Android em São Paulo e no Rio de Janeiro foram surpreendidos por um alerta de terremoto emitido pelo Google. O aviso, disparado por volta das 2h20, indicava um suposto tremor no mar, a aproximadamente 55 km de Ubatuba, no litoral norte paulista.
Apesar do susto, a Defesa Civil de São Paulo se manifestou, assegurando que “não emitiu nenhum alerta de terremoto” e que, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), nenhum abalo sísmico foi registrado no estado. Em comunicado divulgado às 3h29, a Defesa Civil reforçou que “não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das defesas civis municipais”.
O Google, em sua página de suporte, explica que o sistema de Alertas de Terremoto do Android utiliza a localização e outras informações dos smartphones para fornecer serviços de segurança e emergência. O sistema promete, em regiões onde está disponível, enviar alertas segundos antes de um terremoto, permitindo que as pessoas procurem um local seguro rapidamente.
Até o momento, o Google não se pronunciou sobre o motivo do envio do alerta falso.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.