Natal realiza mutirão para vacinar contra dengue, Covid-19 e Influenza neste sábado (30)

Natal realiza mutirão para vacinar contra dengue, Covid-19 e Influenza neste sábado (30)
Natal amplia vacinação com mobilização especial; confira os locais - Foto: SMS

No próximo sábado (30), Natal promove uma grande mobilização para a vacinação contra a dengue, Covid-19 e Influenza, além de atualizar o calendário vacinal com todas as imunizações de rotina. A ação abrange todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que estarão abertas das 8h às 12h, e dois pontos extras, nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, funcionando das 12h às 20h.

A iniciativa visa reverter a baixa adesão a vacinas importantes, especialmente a Qdenga, que combate a dengue. Segundo a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos, o evento será focado nos imunizantes mais procurados neste momento.

O carro-chefe do evento serão as vacinas contra a dengue, Covid-19 e Influenza, que estão com baixa procura, principalmente a da dengue, com muitas pessoas aptas a receberem a segunda dose que ainda não compareceram. Mas faremos a atualização com todas as vacinas do calendário durante a ação”, explicou.

Vacina contra a dengue: o que você precisa saber

A vacina contra a dengue, Qdenga, é oferecida para jovens de 10 a 14 anos. Ela exige duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre si. Dados da campanha apontam que, até o dia 25 de novembro, 26.609 doses foram aplicadas em Natal. No entanto, cerca de 10.374 pessoas aptas a receber a segunda dose ainda não compareceram aos postos de vacinação, gerando preocupação entre as autoridades de saúde.

Influenza: cobertura ainda insuficiente

A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade, com prioridade para grupos como crianças pequenas, idosos, gestantes, puérperas, indígenas e outros públicos de risco. Até o momento, foram administradas 163.184 doses em Natal, sendo que apenas 69.828 contemplaram o público prioritário.

A baixa cobertura preocupa. Veruska Ramos reforça a importância de ampliar a adesão. “É um número muito baixo, principalmente para o público-alvo. Quanto mais pessoas imunizadas, menor a circulação dos vírus na cidade”, destacou. Além disso, a vacina está disponível para toda a população, sem restrições.

Imunização contra a Covid-19: foco nas atualizações

A vacinação contra a Covid-19 será realizada com o imunizante monovalente XBB, versão atualizada para combater as variantes mais recentes da doença. Crianças entre 6 meses e 4 anos devem tomar duas doses, com intervalo de quatro semanas. Esse esquema faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está incluído como vacina de rotina para os pequenos.

Outros grupos prioritários também estão contemplados, incluindo:

  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas;
  • Idosos acima de 60 anos;
  • Populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas;
  • Pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes;
  • Imunossuprimidos;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes em medidas socioeducativas;
  • Pessoas em situação de rua.

A mobilização é uma oportunidade para a população atualizar suas vacinas e contribuir para a redução da circulação de doenças, protegendo tanto indivíduos quanto a coletividade.

Natal amplia vacinação com mobilização especial; confira os locais
Natal amplia vacinação com mobilização especial; confira os locais – Foto: SMS

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.