O Governo Federal, em uma iniciativa conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde, anunciou o lançamento de uma campanha nacional de vacinação com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças e jovens de até 15 anos em todo o país. A ação, que abrangerá mais de 5,5 mil municípios, visa a imunizar cerca de 30 milhões de estudantes em mais de 110 mil escolas.
Essa iniciativa se junta a outros esforços no âmbito estadual, como a campanha de vacinação escolar com foco no HPV que foi lançada no Rio Grande do Norte.
Em pronunciamento conjunto, os ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) detalharam que a campanha, denominada ‘Saúde na Escola’, terá início na próxima segunda-feira, dia 14, e se estenderá até o dia 25 deste mês.
“O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação“, afirmou o ministro Padilha, conclamando estados e municípios a se unirem ao esforço. O ministro Camilo Santana complementou, ressaltando a mobilização do Governo Federal para garantir que todas as escolas públicas recebam as vacinas necessárias para proteger a saúde dos estudantes.
As vacinas oferecidas durante a campanha serão:
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche)
- Meningite
- HPV (Papiloma vírus humano)
A vacinação será realizada por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) nas próprias escolas ou em Unidades Básicas de Saúde de referência, sempre com o consentimento dos pais ou responsáveis.
Outra novidade apresentada é a disponibilização da Caderneta de Vacinação Digital, acessível via celular. Segundo o ministro da Saúde, a ferramenta permitirá o monitoramento das vacinas, o acompanhamento das informações de saúde dos filhos e alertas sobre novas doses ou reforços.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.