Saúde e bem-estar
Tendência

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis em todo o país

A agência reguladora destacou que a proibição se restringe aos suplementos alimentares, não afetando o consumo ou a comercialização da planta fresca.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de suplementos alimentares que contenham ora-pro-nóbis. A medida, que também exige o recolhimento dos produtos existentes no mercado, foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com nota divulgada pela Anvisa, a decisão foi motivada pelo fato de a planta Pereskia aculeata, nome científico do ora-pro-nóbis, não possuir autorização para ser utilizada como ingrediente em suplementos alimentares. 

A agência reguladora ressaltou a importância da comprovação científica para a utilização de ingredientes em suplementos. “Para um ingrediente específico ser autorizado como suplemento alimentar, é necessário que ele passe por uma avaliação de segurança e eficácia“, afirmou a Anvisa em comunicado.

Isso implica que as empresas interessadas em comercializar produtos contendo ora-pro-nóbis como suplemento devem apresentar evidências científicas que atestem que a planta é fonte de nutrientes ou substâncias relevantes para o organismo humano.

A Anvisa também esclareceu a finalidade dos suplementos alimentares. “Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.” 

A agência reguladora destacou que a proibição se restringe aos suplementos alimentares, não afetando o consumo ou a comercialização da planta fresca, tradicionalmente utilizada na alimentação, especialmente nos estados de Goiás e Minas Gerais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.