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Volkswagen Tera MPI: versão de entrada com motor do Gol mira preço abaixo de R$ 100 mil

O Tera MPI deve manter alguns elementos das versões mais caras, como faróis e lanternas de LED, suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

A Volkswagen prepara o lançamento do Tera, seu novo SUV de entrada, com uma versão mais acessível equipada com o motor 1.0 MPI, o mesmo utilizado no antigo Gol e no atual Polo Track. A montadora já revelou a versão de topo High, com o pacote opcional Outfit, com preço estimado entre R$ 130 mil e R$ 140 mil, mas confirmou que o modelo terá quatro versões ao todo.

A versão de entrada, denominada Tera MPI, busca atrair consumidores com um preço competitivo, estimado para ficar abaixo dos R$ 100 mil. Para isso, a Volkswagen optou por substituir o motor 1.0 TSI turbo flex, presente nas versões mais caras do Polo, pelo motor 1.0 MPI aspirado flex.

O motor 1.0 MPI oferece 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, e 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol. O câmbio é o manual de cinco marchas MQ200. Essa motorização, já conhecida dos modelos Gol e Polo Track, é uma aposta da Volkswagen para posicionar o Tera como um sucessor do Gol no mercado nacional. Falando em sucessores, a Volkswagen aposta no ID.1, o novo Up! elétrico, com preço acessível previsto para 2027.

Embora o visual do Tera seja inédito e desenvolvido pela equipe brasileira de design da marca, liderada por José Carlos Pavone, a versão MPI apresentará diferenças em relação às configurações mais equipadas. O objetivo é reduzir custos e oferecer um bom custo-benefício. A Volkswagen iniciou a produção do SUV Tera em Taubaté, com foco no mercado latino-americano e africano.

Detalhes do Volkswagen Tera MPI:

  • Motor: 1.0 MPI flex (77/84 cv)
  • Câmbio: Manual de cinco marchas
  • Preço estimado: Abaixo de R$ 100 mil

Design e Acabamento:

O Tera MPI deve manter alguns elementos das versões mais caras, como faróis e lanternas de LED, suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. As dimensões estimadas são:

  • Comprimento: 4,13 metros
  • Entre-eixos: 2,57 metros
  • Largura: 1,75 metros
  • Altura: 1,60 metros
  • Porta-malas: Aproximadamente 350 litros

Internamente, o volante e o design dos painéis serão semelhantes aos do Tera High, mas com acabamento mais simples. Revestimentos de vinil serão substituídos por tecido nos bancos e peças de plástico preto fosco. Ainda não há confirmação se o modelo virá com painel de instrumentos digital de 8 polegadas de série ou se será um item opcional. 

Outras características:

Externamente, apliques dos para-choques e capas dos retrovisores serão em preto fosco. O spoiler traseiro será mais curto e as rodas serão de aço com calotas escurecidas aro 15, fixadas por quatro parafusos, como no Polo Track. Freios traseiros serão a tambor, e não haverá itens de segurança ativa do pacote ADAS. No entanto, o Tera MPI deverá vir com seis airbags (frontais, laterais e de cortina). 

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Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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