A Volkswagen prepara o lançamento do Tera, seu novo SUV de entrada, com uma versão MPI que promete ser uma das opções mais acessíveis no mercado brasileiro. O lançamento oficial está previsto para o segundo trimestre deste ano.
Enquanto a versão High, mais equipada, já foi apresentada e deve custar entre R$ 130 mil e R$ 140 mil, a versão de entrada Tera MPI mira em um público que busca um veículo com bom custo-benefício, com preço estimado abaixo de R$ 100 mil. Modelos como o Nissan Kicks Play 2025 – com foco em custo-benefício, também buscam atrair esse público.
A principal diferença da versão MPI está no motor. Ela abandona o motor 1.0 TSI turbo flex presente em versões mais caras do Polo, e adota o motor 1.0 MPI aspirado flex, já utilizado no Polo Track. Este motor entrega 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, e 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas MQ200, o mesmo conjunto que equipou o Gol, modelo que o Tera busca substituir em importância na linha Volkswagen.
Design e dimensões
O design do Tera MPI, desenvolvido pela equipe brasileira liderada por José Carlos Pavone, mantém elementos visuais das versões mais caras, como faróis e lanternas de LED. As dimensões também permanecem similares, com aproximadamente 4,13 metros de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura. O porta-malas deve oferecer cerca de 350 litros de capacidade.
Acabamento interno
O interior do Tera MPI apresenta um acabamento mais simples em comparação com a versão High. Revestimentos de vinil são substituídos por tecido nos bancos e peças de plástico preto fosco no painel e nas portas. Detalhes em prata acetinado buscam amenizar a aparência espartana.
Ainda não há confirmação se o Tera MPI virá com o painel de instrumentos digital de 8 polegadas do Polo MPI ou com um sistema de entretenimento mais básico. A central multimídia VW Play Connect de 10 polegadas pode ser oferecida como opcional.
Exterior e segurança
Externamente, o Tera MPI se diferencia pelas capas dos retrovisores e apliques nos para-choques em preto fosco, spoiler traseiro mais curto e rodas de aço aro 15 com calotas escurecidas, fixadas por quatro parafusos, como no Polo Track. Rodas de liga leve devem ser oferecidas como opcionais. Outros SUVs prometem agitar o mercado em 2025, como o GWM Haval H4.
Os freios traseiros serão a tambor, e o modelo não contará com sistemas de segurança ativa do pacote ADAS. No entanto, a Volkswagen garante que a versão de entrada do Tera virá equipada com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alinhando-se aos padrões de segurança atuais.
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