A Volkswagen prepara o lançamento do Nivus GTS, versão esportiva do SUV cupê, após quatro meses de expectativa desde sua apresentação em outubro do ano passado. O anúncio foi reforçado por Ciro Possobom, CEO da marca no Brasil, em uma publicação nas redes sociais, onde o executivo posou ao lado do modelo e confirmou que a chegada às lojas acontecerá “em breve”.
O Nivus GTS se destaca por ser a única versão com apelo esportivo da linha, diferenciando-se das versões convencionais já disponíveis no mercado desde o final do ano passado. A Volkswagen confirmou que o modelo terá motorização exclusiva, acerto dinâmico específico e visual com elementos próprios.
Motorização e Desempenho
O conjunto mecânico, compartilhado com o Polo GTS, é equipado com o motor 250 TSI 1.4 turbo flex da família EA211, com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta. Este propulsor entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, independentemente do combustível utilizado. A transmissão é automática de seis marchas, modelo AQ250 da Aisin, com tração dianteira e ajustes exclusivos de suspensão e freios. Os dados de desempenho, como aceleração, ainda não foram divulgados. A chegada do Volkswagen Tera, um novo SUV compacto da Volkswagen, também está sendo aguardada para 2025.
No design, o Nivus GTS apresenta elementos exclusivos tanto no interior quanto no exterior. As imagens divulgadas mostram grade com malhas do tipo colmeia, acabamento das tomadas de ar dianteiras em preto brilhante e base do para-choque em tom escuro, além de um spoiler traseiro mais robusto, apliques em tom vermelho e rodas de liga leve aro 18 exclusivas. O emblema “GTS” está presente na dianteira, nas laterais e na tampa do porta-malas.
Um ponto que pode desapontar alguns consumidores é a ausência de teto solar, mesmo como opcional. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP), responsável pela produção do modelo, não possui a estrutura técnica necessária para a instalação desse equipamento.
No mercado, o principal concorrente do Nivus GTS será o Fastback Abarth, que atualmente tem preço inicial de R$ 171.990 e motor T270 1.3 turbo com 185 cv. Vale lembrar que a Renault Duster 2026 também está chegando ao mercado com visual renovado e motor 1.3 TCe recalibrado. Outras opções, como o Caoa Chery Tiggo 7 Pro PHEV, estão programadas para o início de 2025.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.