A Volkswagen deu a largada na produção de seu novo SUV, o Tera, na fábrica localizada em Taubaté, interior de São Paulo. O veículo, concebido e desenvolvido integralmente no Brasil, representa um importante reforço na estratégia da marca para o crescente segmento de utilitários esportivos compactos. Este lançamento acompanha o bom momento da marca, com o Volkswagen Polo liderando o ranking de vendas de automóveis no início de 2025.
Com lançamento oficial previsto para o primeiro semestre de 2025, a montadora alemã já planeja a exportação do Tera para mais de 25 países, abrangendo a América Latina e o continente africano. Este movimento estratégico visa consolidar a presença da Volkswagen em mercados emergentes, aproveitando o potencial de crescimento do setor automotivo nessas regiões.
Para concretizar a produção do Tera, a Volkswagen destinou parte significativa dos R$ 16 bilhões investidos em suas três unidades fabris no estado de São Paulo. A planta de Taubaté passou por um processo de modernização abrangente, que incluiu a instalação de 347 novos robôs, elevando o total para 875 equipamentos na linha de montagem. Este investimento visa otimizar a eficiência produtiva, com melhorias nos processos de estamparia, pintura e montagem final.
Impacto social e geração de empregos

A chegada do SUV Tera também impulsionou a criação de novas vagas de emprego na região. A unidade de Taubaté contratou 260 novos trabalhadores, sendo que 40% dessas vagas foram preenchidas por mulheres. Além disso, estima-se que o projeto do Tera tenha gerado cerca de 2,6 mil empregos indiretos em toda a cadeia de fornecedores, demonstrando o impacto positivo do empreendimento na economia local.
O Volkswagen Tera é construído sobre a plataforma MQB-A0, a mesma utilizada nos modelos Polo e Nivus, garantindo um alto nível de segurança e confiabilidade. O design do SUV segue a identidade visual global da marca, com linhas modernas e atraentes. Outro modelo da marca que tem chamado a atenção é o Volkswagen T-Cross, que está oferecendo descontos de até R$ 38 mil para o público PcD.
Sob o capô, o Tera será equipado com motor 1.0 turbo TSI de 116 cv, oferecendo opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. A expectativa é que os preços do modelo variem entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, posicionando-o para concorrer diretamente com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt no competitivo mercado de SUVs compactos.
Para quem busca um SUV de entrada, vale a pena conferir também a versão do Volkswagen Tera MPI, o SUV de entrada que promete preço competitivo com motorização aspirada.
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