A Volkswagen elevou seu plano de investimentos no Brasil para R$ 20 bilhões, visando o lançamento de 17 novos veículos até 2028. O anúncio é um incremento em relação ao plano inicial de R$ 16 bilhões, impulsionado por um aporte adicional de US$ 580 milhões (R$ 3,4 bilhões) destinado à produção da nova geração da picape Amarok na Argentina, com início previsto para 2027.
Embora a lista original de lançamentos tenha sido divulgada no começo de 2024, algumas novidades já chegaram ao mercado, enquanto outras aguardam confirmação. A seguir, detalhamos os 17 lançamentos da Volkswagen no Brasil até 2028:
Modelos já lançados ou atualizados:
- Novo T-Cross: O SUV compacto recebeu um facelift no primeiro semestre do ano passado, com novidades visuais e de acabamento. A linha 2026 foi complementada com a versão topo de linha Extreme.
- Polo Rock in Rio: A série especial do Polo Track, dedicada ao festival de música, também foi incluída na lista de novos produtos.
- Nova Amarok: A reestilização da picape média, lançada no primeiro semestre de 2024, visa manter a Amarok competitiva até a chegada da nova geração em 2027.
- Novo Nivus: O SUV cupê, um projeto de sucesso da marca, passou por uma reestilização que manteve a harmonia do design original. Uma versão de entrada, Sense, foi lançada posteriormente, com preço de R$ 120 mil, voltada ao público PCD.
Lançamentos Confirmados:
- Nivus GTS: Com lançamento confirmado para o dia 28, o Nivus GTS será a versão esportiva do SUV cupê, com visual exclusivo e motor 250 TSI de 150 cv. Sua chegada implicou na saída de linha do Polo GTS.
- Tera: O SUV compacto de entrada será lançado entre o final de maio e começo de junho de 2025, com produção em Taubaté (SP). O modelo terá motor 1.0 aspirado na versão de entrada. Há grande expectativa em torno do Volkswagen Tera MPI, que mira um preço abaixo de R$ 100 mil.
- Novo Jetta GLI: No segundo semestre de 2025, o Jetta GLI será atualizado, recebendo a mesma reestilização visual apresentada na América do Norte.
- Novo Golf GTI: O icônico hatch médio retornará ao Brasil após um hiato de seis anos.
- Novo Taos: O Volkswagen Taos será profundamente reestilizado no fim deste ano no Brasil. O câmbio automático de oito marchas já estreou na linha 2025.
- Novo Tiguan: A terceira geração do Tiguan deve chegar ao Brasil em 2026, mantendo a configuração de sete lugares e, possivelmente, com motorização híbrida plug-in.
- Projeto Udara: A inédita picape intermediária da Volkswagen será lançada em 2026, com produção em São José dos Pinhais (PR). A caminhonete usará suspensão traseira por eixo rígido e será responsável por substituir a Saveiro. O nome Udara é provisório, mas a picape deve estrear no Brasil o motor 1.5 TSI Evo2 em versão híbrida leve de 48V, chamada eTSI.
- Amarok de nova geração: A segunda geração sul-americana da Amarok chegará em 2027 e terá como base o projeto Maxus Terron 9, da chinesa Saic. A motorização a diesel deve ser inédita e o projeto tende a contemplar versões híbridas flex.
- T-Cross de nova geração híbrido: O primeiro modelo híbrido flex pleno da Volkswagen no Brasil, já prometido para 2027, será a segunda geração do T-Cross (projeto VW213). Seu conjunto mecânico, similar ao do Toyota Corolla, será herdado do europeu T-Roc de segunda geração, ou seja, um híbrido paralelo de alta tensão baseado no motor 1.5 TSI Evo2.
- Nivus de nova geração híbrido: A segunda geração do Nivus, em 2028, também terá motorização híbrida plena flex, em uma arquitetura que será chamada pela Volkswagen de MQB Hybrid. Tanto T-Cross quanto Nivus de nova geração também terão versões híbridas leves de 48V.
- Polo, Virtus e Tera: A Volkswagen deve lançar no fim do ciclo de investimentos versões híbridas leves de 48V de seus compactos com o motor 1.0 TSI.
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