A Toyota do Brasil consolidou sua posição de liderança na produção e venda de veículos híbridos flex em 2024, demonstrando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. A montadora produziu 17.015 veículos híbridos flex, o que corresponde a 67,4% da produção nacional, e comercializou 17.847 unidades, representando 88% do mercado brasileiro nesse segmento. A empresa, pioneira na tecnologia híbrida flex no país desde 2019, já vendeu mais de 90 mil veículos equipados com essa tecnologia.
O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, destaca que os resultados refletem o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável e a confiança dos clientes na tecnologia, que combina eletrificação com biocombustíveis. A Toyota também se destaca pela contribuição na redução de emissão de gases poluentes. Os híbridos flex da marca evitaram a emissão de 34 mil toneladas de CO2 na atmosfera desde 2019, resultado da união entre motores a combustão, eletrificação e o uso de biocombustíveis.
Protagonismo em eletrificação na América Latina
Além do mercado nacional, a Toyota do Brasil expande sua atuação no mercado internacional. Em 2024, a empresa exportou 68.577 veículos para países da América Latina e Caribe, sendo 27.200 equipados com a tecnologia híbrida, consolidando-se como a maior exportadora de veículos eletrificados do Brasil. Este volume representa 40% do total de veículos exportados pela companhia no ano.
Evandro Maggio ressalta que este feito é resultado da integração das operações regionais e da qualidade da tecnologia dos veículos produzidos no Brasil, contribuindo para a descarbonização da região.
Para atender à crescente demanda por veículos eletrificados, a Toyota anunciou um investimento de R$ 11,5 bilhões até 2030. O plano inclui a ampliação da capacidade produtiva de veículos e motores, desenvolvimento de novos modelos híbridos flex e a construção de uma nova fábrica em Sorocaba. Esse investimento também contempla a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, com lançamento previsto para 2025, além de outro modelo desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, alinhados com as políticas governamentais de reindustrialização sustentável.
Além disso, a Toyota investiu R$ 160 milhões no novo Centro Logístico de Peças, que assegura o suporte à rede de concessionárias em 23 países, com o objetivo de manter o alto padrão de atendimento.
Toyota apresenta Biocombustíveis na Índia
No Auto Expo 2025, na Índia, a Toyota do Brasil apresentou a experiência brasileira com biocombustíveis, motores a combustão e eletrificação como alternativa para a descarbonização. Roberto Braun, diretor de comunicação da Toyota, destacou a importância da transição para uma mobilidade mais sustentável. A participação da Toyota no evento fortalece a parceria com o governo indiano, que visa promover o uso de etanol como alternativa energética neutra em carbono.
A marca é líder global em veículos eletrificados, com mais de 23 milhões de unidades vendidas, evitando a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2. No Brasil, a Toyota lançou o Prius, o primeiro híbrido produzido em série, e em 2019, o sistema híbrido flex no Corolla sedã e no Corolla Cross, ambos fabricados no país.
Woven City: circuito de testes para mobilidade
A Toyota concluiu a primeira fase da construção da Woven City, um circuito de testes para mobilidade no Japão, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. A Woven City, desenvolvida em colaboração com a Woven by Toyota, recebeu a certificação LEED Platinum por seu design ambientalmente consciente e centrado no ser humano.
A Woven City funciona como um ambiente de testes para inovação na mobilidade, onde empresas, startups e empreendedores podem desenvolver e validar produtos e serviços. O espaço já conta com a confirmação de diversas empresas e em breve abrirá um programa de aceleração.
O lançamento oficial da Woven City contará com a participação de residentes, conhecidos como “Tecelões”, que contribuirão para a realização do potencial do projeto. Cerca de 100 residentes, incluindo colaboradores da Toyota e suas famílias, participarão inicialmente, com expansão planejada para 2000 pessoas. As atividades de cocriação com o público geral estão previstas para iniciar em 2026.
A Woven City também serve como campo de testes para a transformação da Toyota em empresa de mobilidade, visando expandir seu alcance além do transporte de pessoas e bens, incluindo informações e energia.
Novo centro logístico de Peças em Sorocaba
A Toyota inaugurou um novo Centro Logístico de Peças em Sorocaba (SP), com investimento de R$ 160 milhões. O centro possui uma área total de 55.000 m², processando 1,1 milhão de peças por mês e empregando 240 pessoas, que abastecem 23 países da América Latina. A instalação opera com energia 100% renovável e adota práticas de descarbonização.
O objetivo do centro é suportar o crescimento da produção e exportação da Toyota, além de assegurar a excelência no atendimento aos clientes. O centro mantém uma taxa de disponibilidade de peças imediata de 97,5% e entrega em até 24 horas no estado de São Paulo.
Nova fábrica em Sorocaba
A Toyota lançou a pedra fundamental de sua nova fábrica em Sorocaba, marcando o início de um investimento de R$ 11 bilhões até 2030. A nova unidade, com área total de 160 mil m², terá capacidade de produção completa, com estamparia, funilaria, pintura e montagem, com início das operações previsto para 2026.
A expansão do parque fabril criará 2.000 novos empregos diretos e 10.000 indiretos até 2030, além de introduzir dois novos modelos híbridos flex. A produção incluirá um novo veículo compacto híbrido flex a partir de 2025 e outro modelo inédito desenvolvido para o mercado brasileiro, ambos com o objetivo de democratizar a tecnologia híbrida flex.
A nova fábrica também seguirá o conceito Ecofactory, adotando práticas sustentáveis como a redução do uso de água na pintura, uso de energia limpa e renovável e reciclagem de resíduos.
Parceria técnica com a MoneyGram Haas F1 Team
A Toyota GAZOO Racing (TGR) e a MoneyGram Haas F1 Team firmaram uma parceria técnica para desenvolvimento de veículos da MoneyGram Haas F1 Team e esforços colaborativos. A parceria visa promover o desenvolvimento da indústria automotiva, oferecendo oportunidades para jovens pilotos, engenheiros e mecânicos japoneses adquirirem experiência no Campeonato Mundial de Fórmula 1.
O acordo prevê a participação de pilotos, engenheiros e mecânicos da TGR nos testes da MoneyGram Haas F1 Team, além do desenvolvimento da aerodinâmica dos carros de corrida. A colaboração tem como objetivo fortalecer as equipes de corrida e aplicar o conhecimento adquirido nos veículos de produção.
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