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Toyota lidera produção e vendas de híbridos flex no Brasil e expande atuação global

Para atender à crescente demanda por veículos eletrificados, a Toyota anunciou um investimento de R$ 11,5 bilhões até 2030.

A Toyota do Brasil consolidou sua posição de liderança na produção e venda de veículos híbridos flex em 2024, demonstrando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. A montadora produziu 17.015 veículos híbridos flex, o que corresponde a 67,4% da produção nacional, e comercializou 17.847 unidades, representando 88% do mercado brasileiro nesse segmento. A empresa, pioneira na tecnologia híbrida flex no país desde 2019, já vendeu mais de 90 mil veículos equipados com essa tecnologia.

O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, destaca que os resultados refletem o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável e a confiança dos clientes na tecnologia, que combina eletrificação com biocombustíveis. A Toyota também se destaca pela contribuição na redução de emissão de gases poluentes. Os híbridos flex da marca evitaram a emissão de 34 mil toneladas de CO2 na atmosfera desde 2019, resultado da união entre motores a combustão, eletrificação e o uso de biocombustíveis.

Protagonismo em eletrificação na América Latina

Além do mercado nacional, a Toyota do Brasil expande sua atuação no mercado internacional. Em 2024, a empresa exportou 68.577 veículos para países da América Latina e Caribe, sendo 27.200 equipados com a tecnologia híbrida, consolidando-se como a maior exportadora de veículos eletrificados do Brasil. Este volume representa 40% do total de veículos exportados pela companhia no ano.

Evandro Maggio ressalta que este feito é resultado da integração das operações regionais e da qualidade da tecnologia dos veículos produzidos no Brasil, contribuindo para a descarbonização da região.

Para atender à crescente demanda por veículos eletrificados, a Toyota anunciou um investimento de R$ 11,5 bilhões até 2030. O plano inclui a ampliação da capacidade produtiva de veículos e motores, desenvolvimento de novos modelos híbridos flex e a construção de uma nova fábrica em Sorocaba. Esse investimento também contempla a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, com lançamento previsto para 2025, além de outro modelo desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, alinhados com as políticas governamentais de reindustrialização sustentável.

Além disso, a Toyota investiu R$ 160 milhões no novo Centro Logístico de Peças, que assegura o suporte à rede de concessionárias em 23 países, com o objetivo de manter o alto padrão de atendimento.

Toyota apresenta Biocombustíveis na Índia

No Auto Expo 2025, na Índia, a Toyota do Brasil apresentou a experiência brasileira com biocombustíveis, motores a combustão e eletrificação como alternativa para a descarbonização. Roberto Braun, diretor de comunicação da Toyota, destacou a importância da transição para uma mobilidade mais sustentável. A participação da Toyota no evento fortalece a parceria com o governo indiano, que visa promover o uso de etanol como alternativa energética neutra em carbono.

A marca é líder global em veículos eletrificados, com mais de 23 milhões de unidades vendidas, evitando a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2. No Brasil, a Toyota lançou o Prius, o primeiro híbrido produzido em série, e em 2019, o sistema híbrido flex no Corolla sedã e no Corolla Cross, ambos fabricados no país.

Woven City: circuito de testes para mobilidade

A Toyota concluiu a primeira fase da construção da Woven City, um circuito de testes para mobilidade no Japão, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. A Woven City, desenvolvida em colaboração com a Woven by Toyota, recebeu a certificação LEED Platinum por seu design ambientalmente consciente e centrado no ser humano.

A Woven City funciona como um ambiente de testes para inovação na mobilidade, onde empresas, startups e empreendedores podem desenvolver e validar produtos e serviços. O espaço já conta com a confirmação de diversas empresas e em breve abrirá um programa de aceleração.

O lançamento oficial da Woven City contará com a participação de residentes, conhecidos como “Tecelões”, que contribuirão para a realização do potencial do projeto. Cerca de 100 residentes, incluindo colaboradores da Toyota e suas famílias, participarão inicialmente, com expansão planejada para 2000 pessoas. As atividades de cocriação com o público geral estão previstas para iniciar em 2026.

A Woven City também serve como campo de testes para a transformação da Toyota em empresa de mobilidade, visando expandir seu alcance além do transporte de pessoas e bens, incluindo informações e energia.

Novo centro logístico de Peças em Sorocaba

A Toyota inaugurou um novo Centro Logístico de Peças em Sorocaba (SP), com investimento de R$ 160 milhões. O centro possui uma área total de 55.000 m², processando 1,1 milhão de peças por mês e empregando 240 pessoas, que abastecem 23 países da América Latina. A instalação opera com energia 100% renovável e adota práticas de descarbonização.

O objetivo do centro é suportar o crescimento da produção e exportação da Toyota, além de assegurar a excelência no atendimento aos clientes. O centro mantém uma taxa de disponibilidade de peças imediata de 97,5% e entrega em até 24 horas no estado de São Paulo.

Nova fábrica em Sorocaba

A Toyota lançou a pedra fundamental de sua nova fábrica em Sorocaba, marcando o início de um investimento de R$ 11 bilhões até 2030. A nova unidade, com área total de 160 mil m², terá capacidade de produção completa, com estamparia, funilaria, pintura e montagem, com início das operações previsto para 2026.

A expansão do parque fabril criará 2.000 novos empregos diretos e 10.000 indiretos até 2030, além de introduzir dois novos modelos híbridos flex. A produção incluirá um novo veículo compacto híbrido flex a partir de 2025 e outro modelo inédito desenvolvido para o mercado brasileiro, ambos com o objetivo de democratizar a tecnologia híbrida flex.

A nova fábrica também seguirá o conceito Ecofactory, adotando práticas sustentáveis como a redução do uso de água na pintura, uso de energia limpa e renovável e reciclagem de resíduos.

Parceria técnica com a MoneyGram Haas F1 Team

A Toyota GAZOO Racing (TGR) e a MoneyGram Haas F1 Team firmaram uma parceria técnica para desenvolvimento de veículos da MoneyGram Haas F1 Team e esforços colaborativos. A parceria visa promover o desenvolvimento da indústria automotiva, oferecendo oportunidades para jovens pilotos, engenheiros e mecânicos japoneses adquirirem experiência no Campeonato Mundial de Fórmula 1.

O acordo prevê a participação de pilotos, engenheiros e mecânicos da TGR nos testes da MoneyGram Haas F1 Team, além do desenvolvimento da aerodinâmica dos carros de corrida. A colaboração tem como objetivo fortalecer as equipes de corrida e aplicar o conhecimento adquirido nos veículos de produção.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

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