A Porsche iniciou a pré-venda do novo 911 GT3 no Brasil, incluindo a inédita versão Touring. Com um preço sugerido de R$ 1.467.000, o esportivo, que comemora 25 anos de história, tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2025. O modelo foi apresentado em Valência, na Espanha.
A reestilização do GT3, apresentada em outubro de 2024, marca o 25º aniversário do esportivo, lançado originalmente em 1999. Além das melhorias aerodinâmicas na linha, a versão Touring surge com um visual mais discreto, atendendo a pedidos de clientes que desejavam um carro menos focado em pistas.
A versão Touring do Porsche 911 GT3 se diferencia por abdicar de elementos aerodinâmicos como a grande asa traseira, presente na versão convencional, além de saias laterais e spoilers. Contudo, a fibra de carbono mantém-se na composição da carroceria. Os faróis de LED Matrix foram redesenhados, e os pneus esportivos são agora padrão em ambas as versões. As rodas são de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira.
Novos pacotes e personalização
O pacote Weissach, antes exclusivo da versão GT3 RS, agora está disponível para a versão menos potente. Este pacote adiciona rodas de magnésio pintadas de bronze, elementos em fibra de carbono (retrovisores, aerofólio e saias laterais) e freios de carbono-cerâmica. O interior também recebe acabamento em fibra de carbono, couro premium, painéis de porta com redução de peso e costuras de alta qualidade.
Um segundo pacote, denominado Lightweight, é exclusivo da versão Touring. Ele inclui novas rodas de alumínio que reduzem 1,5 kg do peso total. Na configuração mais leve, o 911 GT3 pode pesar 1.420 kg, enquanto a mais pesada chega a 1.479 kg. Para o mercado brasileiro, os freios de carbono-cerâmica são oferecidos de série em ambas as configurações.
Interior e conforto
O interior do GT3 Touring apresenta acabamento em couro, além de revestimento em alcântara no painel e portas. Pela primeira vez, os bancos traseiros podem ser adicionados como opcional, com um pacote que ainda não teve seu preço divulgado.
Um detalhe que mostra a preocupação da Porsche com a ergonomia e performance é a parte central do apoio de cabeça dos bancos em formato de concha, que pode ser removida para acomodar um capacete, garantindo mais conforto e liberdade de movimento.
Motorização e Desempenho
O Porsche 911 GT3 mantém o motor 4.0 aspirado de seis cilindros em linha, que desenvolve 510 cv de potência a 9.000 rpm e 46,9 kgfm de torque a 6.520 rpm. As relações do câmbio automático PDK de sete marchas foram encurtadas em 8%, visando melhorar a tração em retomadas. O esportivo também está disponível com câmbio manual de seis marchas.
Com câmbio PDK, o 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, com velocidade máxima de 311 km/h. A versão com câmbio manual atinge 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 313 km/h.
A suspensão também passou por mudanças significativas, utilizando um sistema de duplo braço no eixo dianteiro, que auxilia na pressão aerodinâmica em altas velocidades. Na versão Touring, a suspensão é ajustada para um uso mais urbano e confortável.
A Porsche também criou uma linha exclusiva de relógios para os proprietários dos novos 911 GT3 e GT3 Touring, que podem ser personalizados com a mesma configuração do carro. Os relógios estão disponíveis para encomenda na Europa e partem de 10.600 euros (mais de R$ 66 mil, sem impostos).
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