A Nissan prepara mudanças significativas em sua linha de SUVs compactos no Brasil. O modelo atual do Nissan Kicks, que já havia sido anunciado para continuar no mercado, receberá o sobrenome “Play” em 2025, estratégia já adotada nos Estados Unidos. Esta alteração visa diferenciar o modelo da nova geração do Kicks, que também chegará ao mercado brasileiro no próximo ano.
Segundo informações divulgadas, o Nissan Kicks Play será posicionado como uma opção mais acessível em relação à nova geração. Nos Estados Unidos, a mudança de nome não implicou em alterações no design, motor ou equipamentos do veículo produzido no México. Entretanto, no Brasil, o Kicks Play fabricado em Resende (RJ) deve passar por um *facelift*, embora unidades em testes com o design atualizado ainda não tenham sido flagradas.
A chegada da nova geração do Kicks está prevista para o segundo trimestre de 2025, com preços estimados entre R$ 150 mil e R$ 180 mil. Enquanto isso, o Kicks Play ocupará a faixa de preço entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, mantendo o motor 1.6 aspirado flex de até 113 cv. A fábrica de Resende (RJ) está sendo preparada para a produção da segunda geração do Kicks, com um investimento de R$ 2,8 bilhões. A produção em série do novo modelo deve começar em maio, com a expectativa de fabricar 55 mil unidades por ano, enquanto o Kicks Play terá uma produção anual de 40 mil unidades.
Motorização e Novidades
Além do design renovado, a nova geração do Nissan Kicks contará com um motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta de combustível, o mesmo que equipa o Renault Kardian. Este motor foi recentemente eleito o Motor do Ano 2025. A produção deste motor, desenvolvido pela Horse, ainda é incerta quanto à sua localização, podendo ser concentrada em São José dos Pinhais (PR) ou migrar para Resende (RJ).
A potência e torque do motor 1.0 turbo na versão Nissan ainda são um segredo. Originalmente, o motor HR10DDT entrega 110 cv e 20,4 kgfm com gasolina. No Kardian, com tecnologia flex, ele alcança 120 cv e 20,4 kgfm com gasolina, e 125 cv e 22,4 kgfm com etanol. Espera-se que a Nissan realize ajustes próprios no motor para conferir identidade à marca, e é provável que o câmbio do novo Kicks seja diferente da caixa automatizada de dupla embreagem usada no Kardian, com o possível surgimento de um novo nome comercial para o motor HR10DDT.
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