NASA desenvolve freios mais leves e eficientes para carros

NASA desenvolve freios mais leves e eficientes para carros
Loup Chrétien.

A NASA, conhecida por suas conquistas espaciais, contribuiu para uma inovação no setor automobilístico: um sistema de freios mais leve e eficiente. A tecnologia, desenvolvida pelo engenheiro Jonathan Lee do Marshall Space Flight Center, em Huntsville, Alabama, resultou em um disco de freio 42% mais leve que os modelos convencionais de ferro fundido, com desempenho comparável aos freios de carbono-cerâmica.

Lee, especialista em materiais estruturais com experiência em projetos como o Space Launch System e a Estação Espacial Internacional, adaptou seus conhecimentos para criar um design revolucionário. O sistema, batizado de Orbis e comercializado sob a marca PeriodicWave pela Orbis Brakes Inc., utiliza um disco com pequenas aletas ao redor do cubo central. Ao girar, essas aletas puxam o ar externo, que é mais frio do que o ar dentro do veículo, e o direcionam para a superfície do disco, onde as pastilhas de freio entram em contato. Essa refrigeração melhora a eficiência do sistema de frenagem, resfriando não apenas o rotor, mas também as pastilhas e as pinças.

A inovação não se limita apenas ao sistema de refrigeração. O design inclui sulcos longos e curvos ao redor das superfícies de frenagem, irradiando do centro. Essa configuração aumenta a área de superfície disponível para resfriamento em mais de 30%, contribuindo para a redução de peso. Além disso, esses sulcos criam um fluxo de ar turbulento que remove calor e impurezas, como água e detritos da estrada, melhorando a aderência das pastilhas e, consequentemente, a confiabilidade da frenagem. Um pequeno orifício no final de cada sulco permite a saída de material indesejado.

A Orbis Brakes Inc. licenciou a tecnologia patenteada pela NASA e a utiliza em modificações pós-mercado para carros de alto desempenho, incluindo modelos Ford Mustang e alguns Tesla. A tecnologia, inicialmente desenvolvida para reduzir a massa das espaçonaves e facilitar sua fuga da gravidade terrestre, encontrou uma aplicação prática e bem-sucedida no aumento da eficiência e segurança dos sistemas de frenagem automotiva. A experiência adquirida na resolução de problemas no espaço, portanto, demonstrou ser útil para resolver desafios aqui na Terra.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.