A Ford anunciou a chegada do novo Everest à Argentina, um SUV derivado da picape Ranger, gerando especulações sobre o lançamento do modelo no Brasil. A apresentação ocorreu na fábrica da montadora em General Pacheco, confirmando a comercialização no país vizinho em 2025. Além disso, a empresa estuda a possibilidade de iniciar a produção local do veículo.
A notícia rapidamente se espalhou no Brasil, reacendendo rumores sobre a venda do Everest por aqui. No entanto, a Ford nega qualquer intenção de comercializar o SUV no mercado brasileiro, mesmo com a fabricação na Argentina e o potencial de vendas no principal mercado da região. A lógica, para alguns especialistas, indicaria que a produção local se estenderia também ao mercado brasileiro, mas a empresa se mantém firme em sua posição.
O Everest segue a tendência de outros SUVs como Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport, sendo um utilitário esportivo de sete lugares construído sobre o chassi de uma picape, neste caso, a Ranger. Ele compartilha componentes mecânicos e parte do design interior com a picape.
A Ford não especificou detalhes sobre a motorização do Everest na Argentina. O modelo exibido na fábrica possuía um motor a gasolina, mas a expectativa é que o SUV utilize o mesmo motor V6 3.0 turbodiesel de 250 cv da Ranger, acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas e tração 4×4.
Aparições no Brasil
Em março deste ano, um protótipo do Ford Everest foi flagrado em testes no Brasil, em Salvador (BA), sem camuflagem, conforme divulgado pelo perfil @BFMSOficial no Instagram. É importante lembrar que, mesmo com o fechamento da fábrica em Camaçari (BA) em 2021, a Ford mantém um centro de desenvolvimento e tecnologia ativo no local. É possível, portanto, que o protótipo estivesse passando por testes de adaptação para o mercado sul-americano.
Assim como na Ásia, o SUV deve oferecer recursos como seis modos de condução off-road, um pacote ADAS de assistências semiautônomas (incluindo frenagem autônoma emergencial e controle de velocidade adaptativo), câmera de 360 graus, painel de instrumentos digital e rodas de liga leve aro 21.
Em termos de dimensões, o Ford Everest possui 4,91 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,84 m de altura e 2,90 m de distância entre-eixos. Em comparação com o Toyota SW4, o Everest é quase 12 centímetros mais longo.
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