A Fiat anuncia a expansão da sua linha Panda com o lançamento de um novo SUV de sete lugares, previsto para o final de 2025 ou início de 2026 na Europa. A novidade, que surge após a apresentação do novo Fiat Grande Panda, modelo já confirmado para o mercado brasileiro, utilizará a mesma base do Citroën C3 Aircross.
Segundo a revista italiana Quattroruote, o CEO da Fiat, Olivier François, mencionou que o nome oficial do novo SUV ainda está em definição, com a possibilidade de ser chamado “Pandissima“. A apresentação oficial do modelo está prevista para o próximo semestre.
Enquanto a Europa se prepara para receber o SUV, a expectativa é que o modelo chegue ao Brasil em meados de 2027, com potencial para substituir o Fiat Pulse.
O novo SUV utilizará a plataforma Smart Car (anteriormente conhecida como CMP), a mesma do Citroën C3 Aircross, C3 e Peugeot 208, em uma versão alongada. Essa plataforma permite a adoção de conjuntos híbridos e elétricos. Estima-se que o SUV tenha cerca de 4,50 metros de comprimento. É interessante notar como outras montadoras estão se movendo no mercado, como a Volkswagen que inicia a produção do SUV Tera.
Design e inspiração

Em 2024, a Fiat já havia apresentado um conceito desse SUV, com um design de linhas mais retas e quadradas. A proposta busca resgatar o mercado que era ocupado pela minivan Multipla nos anos 2000.
Na Europa, o Fiat Grande Panda oferece uma versão elétrica com 113 cv de potência e autonomia de 320 km (ciclo WLTP). Há também uma configuração híbrida, que combina um motor 1.2 turbo de três cilindros com um sistema híbrido leve de 48 Volts, entregando até 100 cv. Espera-se que o SUV da nova família adote propulsores semelhantes. E, por falar em SUVs, vale a pena conferir as opções da Volkswagen T-Cross com descontos especiais.
Produção nacional do Grande Panda
O Fiat Grande Panda nacional, cotado para substituir o Mobi e o Argo, tem previsão de iniciar sua produção em Betim (MG) no início de 2026. Há a possibilidade de o modelo ser batizado como “novo Argo” no Brasil e apresentar um visual diferente do modelo europeu. Modelos como o novo Bronco Sport, com lançamento previsto para 2025, mostram a diversidade do mercado automotivo brasileiro.
As versões brasileiras devem incluir o motor 1.0 Firefly, com 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, além de opções mais caras com o sistema híbrido leve presente nos Fiat Pulse e Fastback. A Fiat busca oferecer um modelo competitivo, assim como a Volkswagen com seu Tera MPI, que promete um preço atraente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.