Automóveis
Tendência

Citroën Basalt Live 1.0: Inmetro divulga dados de possível versão de entrada com consumo de até 14,6 km/l

Com a introdução da versão Live, a Citroën poderia posicionar o Basalt de entrada na faixa dos R$ 90 mil, permitindo que a versão Feel fosse reposicionada mais próxima dos R$ 100 mil.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) atualizou a tabela de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e revelou dados de uma possível nova versão de entrada do Citroën Basalt: a Live, equipada com motor 1.0 aspirado de três cilindros, capaz de gerar até 75 cv de potência. Inclusive, o Citroën Basalt se prepara para agitar o mercado de SUVs no Brasil em 2025, assim como o GWM Haval H4 e Volkswagen Tera.

Embora a Stellantis, empresa detentora da Citroën, “não confirme a versão Basalt 1.0 Live para o mercado brasileiro”, alegando que durante o desenvolvimento de um veículo diferentes cenários e possibilidades são considerados, a inclusão na tabela do Inmetro sugere que a montadora avaliou seriamente essa configuração. Para efeito de comparação, você pode conferir o ranking dos 10 carros mais econômicos do Brasil em 2025, segundo o Inmetro.

Consumo e desempenho

De acordo com os dados do Inmetro, o Basalt Live 1.0 apresenta o mesmo consumo da versão Feel, indicando que não houve alterações mecânicas significativas. Abastecido com etanol, o veículo faz 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, as médias são de 13 km/l e 14,6 km/l, respectivamente.

Assim como a versão Feel, o Basalt Live deve ser equipado com o motor 1.0 Firefly, que entrega 75 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas. A nova Renault Master com versão elétrica também está confirmada para o Brasil em 2027, mostrando a movimentação do mercado automotivo.

Visual e acabamento

Flagras do modelo em testes revelam que o Basalt Live terá um visual mais simples em comparação com a versão Feel. As maçanetas e capas dos retrovisores perdem o acabamento na cor da carroceria e passam a ser de plástico preto. As rodas de liga leve são substituídas por rodas de aço com calotas, e os apliques plásticos nas caixas de roda são removidos, expondo a lataria. O Nissan Kicks Play 2025 também foi lançado no Brasil com foco em custo-benefício.

No interior, especula-se que o painel de instrumentos digital seja substituído pelo painel convencional do Citroën C3, que não possui conta-giros.

Posicionamento de preço

Com a introdução da versão Live, a Citroën poderia posicionar o Basalt de entrada na faixa dos R$ 90 mil, permitindo que a versão Feel fosse reposicionada mais próxima dos R$ 100 mil. Atualmente, a Feel é oferecida por R$ 91.990 em condição promocional no site da marca. Para comparar, o Volkswagen Tera, um novo SUV compacto, também está chegando para acirrar a disputa no mercado.

A Citroën não confirma a versão Basalt 1.0 Live para o mercado brasileiro. Esta versão foi publicada no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) na época de seu lançamento, uma vez que, durante o desenvolvimento de um veículo, são considerados diferentes cenários e possibilidades. Essa estratégia é ajustada de forma constante, visando acompanhar sempre as demandas e desejos dos nossos clientes“, disse a Stellantis em nota.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.