Automóveis
Tendência

Chevrolet Spark EUV: elétrico será acessível para competir com chineses no Brasil, diz executivo da GM

Preço de venda do veículo, que é 100% elétrico, será mais baixo do que os R$ 279 mil cobrados pelo Bolt.

A General Motors (GM) busca fortalecer sua posição no mercado de carros elétricos no Brasil com o lançamento do Chevrolet Spark EUV. Fabio Rua, vice-presidente da GM Brasil, em entrevista ao portal G1, detalhou a estratégia da empresa para o novo veículo.

O Spark EUV chegará com preço inferior aos R$ 279 mil cobrados pelo Bolt, mirando em um público mais amplo e competindo diretamente com as marcas chinesas que dominam o segmento de elétricos no país. Atualmente, a Chevrolet ocupa apenas a décima posição em vendas de elétricos, com 0,76% do mercado em 2024.

Em outros mercados, o Spark EUV possui 102 cv, o que o colocaria em concorrência com o BYD Dolphin de entrada (R$ 159.800 e 95 cv) e o GWM Ora 03 Skin (R$ 159.000 e 171 cv)

Possíveis concorrentes do Chevrolet Spark EUV:

  • BYD Dolphin: R$ 159.800
  • BYD Dolphin Plus: R$ 184.800
  • BYD Yuan Pro: R$ 182.800
  • GWM Ora 03 Skin: R$ 159.000
  • GWM Ora 03 GT: R$ 187.000
  • Neta Aya: R$ 128.900
  • Neta X: R$ 204.900

O objetivo é claro: evitar o destino do Bolt e desafiar o domínio da BYD (64,21% do mercado em 2024) e da GWM (11,04%). A Volvo, embora fundada na Suécia, ocupa a terceira posição com 9,65% de participação e pertence ao grupo chinês Geely. Inclusive, a BYD impressionou com o superesportivo elétrico chinês BYD YangWang U9 em São Paulo com Felipe Massa.

Outros destaques da entrevista com Fabio Rua:

  • Novo SUV subcompacto: A Chevrolet confirmou a chegada de um SUV para disputar com VW Tera e Fiat Pulse. Detalhes sobre o produto, data de fabricação e local ainda serão divulgados. 
  • Atualização do Onix: Fabio Rua garantiu que o Onix será reestilizado e permanecerá no portfólio da marca. O hatch teve uma queda nas vendas, e a falta de atualização é apontada como um dos fatores.
  • Produção em Gravataí (RS): A GM nega paralisação total da fábrica, afirmando que haverá apenas redução de turnos. A unidade receberá um investimento de R$ 1,2 bilhão para a produção de um novo veículo em uma categoria ainda não explorada pela empresa.
  • Concorrência com chineses: A GM aposta em parcerias com marcas chinesas e na revisão de impostos para importação. Fabio Rua compara a situação atual com a chegada de marcas coreanas e japonesas no passado.
  • Cenário econômico: Apesar dos juros altos, a GM se mostra otimista em relação a 2025.
  • Eletrificação: A GM planeja lançar 10 veículos eletrificados no Brasil até 2030, incluindo híbridos leves com motor flex. A infraestrutura de recarga de veículos elétricos cresce, o que pode impulsionar ainda mais esse mercado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.