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Primeiro híbrido-flex produzido no Brasil será da marca Fiat

A tecnologia Bio-Hybrid foi desenvolvida com o objetivo de potencializar o uso do etanol como um combustível renovável.

Nesta quinta-feira (17), a Stellantis confirmou o lançamento do primeiro veículo híbrido-flex produzido no Brasil, utilizando a tecnologia Bio-Hybrid desenvolvida pela empresa. O modelo que será lançado pela marca Fiat já está sendo produzido no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, e deve chegar ao mercado brasileiro no próximo mês.

A nova linha de produção no Polo de Betim, que conta com áreas estratégicas como o Tech Center e o Development Center, é responsável por integrar a eletrificação com motores flex movidos a etanol em três níveis distintos, criando as bases para a tecnologia Bio-Hybrid.

Segundo a Stellantis, a fábrica foi recentemente ampliada e agora tem capacidade de produzir até 1,1 milhão de motores por ano, consolidando o Brasil como um dos principais hubs globais no desenvolvimento de powertrains e tecnologias sustentáveis.

Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul, destacou a importância desse marco para a indústria local: “O lançamento do primeiro veículo híbrido-flex concebido e produzido no país representa mais um marco para a indústria automotiva brasileira e para a engenharia da Stellantis na América do Sul. Nosso time se dedicou ao máximo para lançar essa nova tecnologia, desenvolvida para o mercado brasileiro, bem como para outras regiões do mundo que tenham acesso aos biocombustíveis, como o etanol”. Segundo Cappellano, o modelo vai contribuir diretamente para a descarbonização da mobilidade no Brasil.

Nos próximos anos, a Stellantis investirá R$ 32 bilhões na América do Sul, incluindo o lançamento de mais de 40 produtos e 8 powertrains. A tecnologia Bio-Hybrid será incorporada em diversos modelos da Stellantis, podendo ser integrada facilmente às linhas de produção existentes.

Tecnologia Bio-Hybrid e inovação no Brasil

A Stellantis se destaca por ser uma das poucas empresas do setor automotivo a ter completa autonomia para projetar, desenvolver e produzir tecnologias inovadoras na região. A empresa aposta no uso do etanol, um biocombustível amplamente disponível no Brasil, como elemento chave para a mobilidade limpa. Essa estratégia faz parte do plano Dare Forward 2030, que visa reduzir as emissões em 50% até 2030 e zerar a pegada de carbono até 2038.

Cappellano reforça que “as tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa. Aqui, temos à disposição uma matriz múltipla de propulsão, em que conviverão motores a combustão flex menores e mais eficientes, motores elétricos e sistemas híbridos, com as tecnologias Bio-Hybrid”.

Essa aposta na tecnologia híbrida flexível coloca o Brasil em uma posição de destaque no cenário global, além de fortalecer a presença da Fiat no segmento de mobilidade sustentável. Vale lembrar que a Fiat já havia se destacado em 1979, ao lançar o Fiat 147, primeiro carro de produção em série movido a etanol no mundo.

Plataformas tecnológicas Bio-Hybrid

A tecnologia Bio-Hybrid foi desenvolvida com o objetivo de potencializar o uso do etanol como um combustível renovável. A Stellantis criou quatro plataformas distintas para a aplicação dessa tecnologia no Brasil:

  • Bio-Hybrid: utiliza um dispositivo elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida, oferecendo energia mecânica e elétrica adicional ao motor térmico e carregando uma bateria de Lítio-Íon de 12 volts.
  • Bio-Hybrid e-DCT: combina dois motores elétricos, um menor para substituir o alternador e um maior acoplado à transmissão, alimentado por uma bateria de 48 volts.
  • Bio-Hybrid Plug-in: usa uma bateria de 380 volts, que pode ser recarregada por desacelerações, pelo motor térmico ou por uma fonte externa de energia elétrica.
  • BEV (100% elétrica): movida exclusivamente por um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria de 400 volts, oferecendo torque instantâneo e aceleração rápida.

Essas tecnologias representam um avanço significativo para a indústria brasileira, permitindo a redução de emissões e impulsionando o desenvolvimento de soluções de mobilidade mais eficientes e sustentáveis.

Primeiro hibrido flex produzido no Brasil sera da marca Fiat
Stellantis anuncia que primeiro híbrido-flex concebido e produzido no Brasil será lançado pela marca Fiat

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

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