O mercado automotivo brasileiro celebra um marco significativo em 2025. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou que o primeiro trimestre do ano registrou a venda de 517.738 carros 0 km, um aumento de 7,14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este volume de emplacamentos é o mais expressivo dos últimos 17 anos, desde 2008.
Apenas em março, foram vendidas 184.068 unidades, representando um crescimento de 4,61% em comparação com março de 2024 (175.953) e um aumento de quase 6% em relação a fevereiro (173.826). O crescimento foi observado em praticamente todos os setores, incluindo SUVs, hatches, picapes e sedãs.
Arcelio Júnior, presidente da Fenabrave, atribui este desempenho à “resposta positiva do mercado” em meio às “incertezas” da economia brasileira. Ele ressalta que o crescimento tem se mantido estável, como demonstrado em 2024, quando o mercado automotivo brasileiro fechou com alta de 15%, alcançando o melhor resultado desde o período pré-pandemia.
“O crescimento dos emplacamentos de todos os segmentos, à exceção dos implementos rodoviários, mesmo com menos dias úteis, demonstra a resposta positiva do mercado, mesmo frente às incertezas econômicas. Seguimos atentos aos desafios, mas o comportamento do consumo do setor tem se mostrado positivo“, afirma o presidente da Fenabrave.
A Fiat mantém sua liderança entre as marcas que mais vendem carros no Brasil, impulsionada pelo sucesso da picape Strada e do hatch Argo. Volkswagen e Chevrolet completam o pódio das marcas mais vendidas no país.
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