A General Motors (GM) revelou seus planos para o mercado brasileiro em 2025, marcando o centenário da marca no país com o lançamento de cinco novos veículos. A estratégia da montadora se divide em duas frentes: a renovação de modelos já existentes e a introdução de projetos inéditos, como carros híbridos e elétricos.
A primeira fase do plano foca na atualização do portfólio atual. Embora a GM não tenha especificado quais modelos receberão renovação, especula-se que o Chevrolet Onix poderá ganhar uma nova geração, possivelmente com uma versão híbrida, marcando a estreia da tecnologia na linha da montadora no Brasil. Outros candidatos à renovação incluem o SUV Chevrolet Tracker e a picape Silverado.
Novidades Elétricas
Além dos modelos já conhecidos, a GM também mira em novos segmentos, com a introdução de carros totalmente novos no mercado brasileiro. O principal destaque é o elétrico Spark EUV, um SUV de origem chinesa, conhecido como Baojun Yep Plus naquele mercado. O modelo é fruto de uma parceria entre a GM e as marcas Saic e Wuling.
O Spark EUV apresenta um design mais quadrado, contrastando com a estética atual dos carros da Chevrolet no Brasil, e remete ao visual de modelos da Land Rover. Na China, o Baojun Yep Plus é equipado com um motor elétrico de 102 cv, consideravelmente menos potente que os 203 cv do Bolt EUV. Essa característica sugere que o Spark EUV poderá chegar ao Brasil com um preço mais acessível. A autonomia do novo modelo é estimada em 400 km, alinhada com concorrentes como o BYD Dolphin Plus e o GWM Ora 03 GT.
Investimentos e Expansão
Em julho do ano passado, a GM anunciou um investimento de R$ 7 bilhões em suas cinco fábricas no Brasil, focando na mobilidade sustentável, renovação do portfólio e desenvolvimento de novas tecnologias. Em setembro, a montadora confirmou a produção de um híbrido flex em São Paulo, o primeiro projeto de um veículo eletrificado fabricado no país.
A fábrica de São Caetano do Sul (SP), a mais antiga da GM no Brasil, completará 95 anos em breve, produzindo atualmente a picape Montana, o SUV compacto Tracker e a minivan Spin. Outras unidades incluem a de São José dos Campos (SP), onde são produzidas a picape S10 e o SUV grande Trailblazer, além de uma planta em Mogi das Cruzes, focada em componentes. Fora do estado de São Paulo, há a planta de Joinville (SC), responsável pelo desenvolvimento do motor híbrido flex e a de Gravataí (RS), de onde saem o hatch Onix e o sedã Onix Plus. A fábrica gaúcha receberá um investimento de R$ 1,2 bilhão, com a produção de um novo carro inédito para 2026, provavelmente um SUV que competirá com modelos como o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse.
Segundo Roy Harvey, vice-presidente executivo e presidente GM Mercados Globais, a GM está confiante em sua capacidade de competir com as marcas chinesas, destacando sua história, portfólio diversificado e a tecnologia que a marca oferece no mercado brasileiro.
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