A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, demonstra seu interesse crescente no mercado brasileiro. A empresa solicitou ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) o registro de dois novos veículos que prometem agitar o cenário automotivo nacional: a minivan M6, totalmente elétrica, e o SUV Bao 3, que chama atenção por ser equipado com um drone de fábrica.
Retorno das minivans elétricas?
O segmento de minivans, que já teve seu auge no Brasil, enfrenta um declínio nos últimos anos. O registro da M6 pela BYD pode indicar um novo fôlego para essa categoria, que atualmente conta com poucas opções no mercado, como Chevrolet Spin e Citroën Aircross.
A BYD M6, apresentada originalmente como uma reinterpretação da Song Max DM-i, passou por uma transformação completa, trocando o conjunto mecânico híbrido por um sistema 100% elétrico. O visual foi modernizado, alinhando-se à identidade visual da linha Dynasty da BYD.
Com dimensões generosas (4,7 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,69 m de altura e 2,8 m de entre-eixos), a M6 supera a Chevrolet Spin em tamanho e se aproxima do Jeep Commander. A configuração de cinco lugares oferece um amplo espaço para bagagens, com capacidade de 652 litros. O interior, com sete lugares, apresenta acabamento em couro, teto panorâmico, central multimídia giratória de 12,8 polegadas, ar-condicionado digital, seis airbags, carregador sem fio, bancos dianteiros ventilados e controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência em faixa.
As baterias, localizadas sob o assoalho, estarão disponíveis em duas opções: 55,4 kWh e 71,8 kWh, proporcionando autonomias de 420 km e 530 km, respectivamente. O motor elétrico, posicionado na dianteira, entregará 163 cv ou 204 cv, dependendo da versão.
Bao 3
O Bao 3, ainda inédito no mercado asiático, já teve seus direitos intelectuais garantidos no Brasil. Este SUV 100% elétrico se destaca pelo design robusto e imponente, com linhas retas e vincos marcantes que reforçam sua vocação off-road. A BYD, que tem investido pesado em tecnologia, inclusive em direção autônoma para popularizar a tecnologia em toda sua linha de elétricos, promete inovar com este lançamento.
Com 4,6 metros de comprimento, 1,9 m de largura e 2,74 m de entre-eixos, o Bao 3 possui dimensões semelhantes às do BYD Song Pro. A motorização é composta por dois motores elétricos que, combinados, entregam 422 cv de potência. A bateria de lítio-ferro-fosfato, com 78,7 kWh de capacidade, garante uma autonomia de 510 km no ciclo chinês CLTC.
O Bao 3, projetado para enfrentar terrenos desafiadores, conta com sistema de distribuição inteligente de torque e suspensão adaptativa. O modelo também estará equipado com o novo sistema de condução semi autônoma da BYD, denominado God’s Eye, e oferecerá como opcional um drone da DJI, elevando a experiência de condução a um novo patamar.
Na China, o Bao 3 se posicionará abaixo do Bao 5 e competirá diretamente com o GWM Tank 300. A chegada do Bao 3 ao Brasil promete acirrar a disputa no segmento de SUVs elétricos com vocação off-road.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.