A partir de 1º de janeiro de 2025, uma nova geração começou a ser formada: a Beta, composta por indivíduos nascidos entre 2025 e 2039. Esta geração sucede a Alpha, que engloba os nascidos entre 2010 e 2024. As gerações são definidas com base em comportamentos, valores e contextos históricos específicos, refletindo as mudanças na sociedade, na tecnologia e nos estilos de vida.
Sociólogos utilizam o conceito de gerações para analisar e compreender diferentes visões de mundo, maneiras de se relacionar, formas de comunicação e tendências de consumo. Essa análise auxilia empresas a desenvolverem produtos e serviços que atendam às necessidades de cada grupo geracional, como exemplificado pela evolução dos modelos de calças jeans.
As empresas também utilizam a divisão de gerações para adaptar seus esquemas de trabalho, reconhecendo que cada grupo tem comportamentos e expectativas diferentes no ambiente profissional. Atualmente, quatro gerações coexistem no mercado: Baby Boomers, X, Millennials e Z, e em breve, a geração Alpha se juntará a elas.
Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social da Fiep, destaca a importância de promover a diversidade geracional no ambiente de trabalho, combinando jovens talentos com profissionais experientes, o que pode levar a uma maior inovação.
Características de cada Geração
Confira as principais características de cada geração:
- Baby Boomers (1947–1963): Cresceram no pós-Segunda Guerra, buscando estabilidade na vida e no trabalho, com resistência às mudanças tecnológicas. Adotaram a tecnologia mais tarde e preferem se informar por meios tradicionais como a televisão.
- Geração X (1964–1983): Vivenciaram a Guerra Fria e a consolidação da Era Digital. Buscam independência e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, valorizando mais a profissão do que o emprego em si. Adaptam-se bem às mudanças e são abertos ao empreendedorismo. Presenciaram o surgimento dos primeiros videogames, tocadores de música e computadores pessoais.
- Millennials (1984–1994): Nascidos na expansão da internet e globalização. Buscam experiências com significado pessoal e valorizam a flexibilidade, curiosidade e inovação no trabalho. Preocupam-se com o alinhamento entre valores pessoais e profissionais. Cresceram com computadores, celulares e a popularização da TV a cabo.
- Geração Z (1995–2009): Nativos digitais que cresceram com a internet e redes sociais. Utilizam as redes para expressar opiniões sobre política e cultura, defendem trabalhos flexíveis e valorizam projetos alinhados com seus valores. Preocupam-se com saúde mental, diversidade e autenticidade. Testemunharam a popularização dos celulares e smartphones.
- Geração Alpha (2010–2024): Superconectados e com foco em tecnologia, vivenciaram atividades remotas devido à pandemia. Possuem familiaridade com assistentes virtuais e grande capacidade de processar informações. Cresceram em um ambiente de equipamentos inteligentes.
- Geração Beta (2025–2039): Primeira geração a nascer após a pandemia da Covid-19, irá crescer em um mundo com a expansão da inteligência artificial e desafios climáticos. Deverão vivenciar a virada para o século XXII. Geração Beta: 2025 marca o início de uma nova era populacional moldada pela tecnologia
Essa classificação ajuda a entender como diferentes gerações interagem com o mundo, as tecnologias e o mercado de trabalho, permitindo às empresas e profissionais ajustarem suas estratégias e abordagens.
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