A semana entre o final de 2024 e o início de 2025 é marcada por datas significativas, com destaque para o Ano Novo e suas celebrações. O dia 1º de janeiro, além de ser o Dia da Confraternização Universal, também celebra o Dia do Domínio Público, um marco importante para a cultura e o acesso ao conhecimento.
O Dia da Confraternização Universal, feriado nacional, simboliza a chegada de um novo ano, incentivando a união e a paz entre as nações. Tradições de ano novo no Brasil, com raízes na umbanda e no candomblé, são celebradas em todo o país. Já o Dia do Domínio Público, também em 1º de janeiro, marca o fim da obrigatoriedade de pagamento de direitos autorais sobre obras artísticas, permitindo seu uso e disseminação livres. Em 2017, a Agência Brasil abordou as regras que definem quando uma obra entra em domínio público. E, em 2019, a TV Brasil, no programa Repórter Brasil, noticiou a inclusão das obras de Monteiro Lobato nesta lista.
Outro destaque da semana é o aniversário de 60 anos do Banco Central do Brasil, fundado em 31 de dezembro de 1964. Uma edição de 2012 do programa Conhecendo Museus, disponível no YouTube, narrou parte da história da instituição:
Fechando a sequência de comemorações, temos o Dia Mundial do Braille, em 4 de janeiro, que homenageia o sistema de leitura e escrita desenvolvido por Louis Braille. A importância da acessibilidade proporcionada pelo braille foi tema de uma reportagem da Agência Brasil em 2023 e também do Repórter Brasil em 2018.
Além das datas comemorativas, a semana também celebra o aniversário de 50 anos do rapper MV Bill, em 3 de janeiro, conhecido por suas contribuições ao debate sobre justiça social. A Radioagência Nacional apresentou uma série sobre Hip Hop, na qual MV Bill foi entrevistado. O rapper também participou do programa Estação Plural, em 2016:
Em 4 de janeiro, marca-se também o décimo ano da morte do cantor e compositor Nelson Ned, o "pequeno gigante da canção", cuja trajetória foi amplamente noticiada na Agência Brasil e na
na época.
A seguir, um resumo das efemérides da semana:
29 de dezembro de 2024: Início das operações da primeira estação de televisão UHF em Bridgeport, nos Estados Unidos (75 anos).
30 de dezembro de 2024: Morte do escritor, político, caricaturista e jornalista gaúcho Manuel José de Araújo Porto-Alegre (145 anos), fundador de revistas como "Nitheroy" e "Lanterna Mágica". Além do nascimento do produtor musical Aloysio de Oliveira (110 anos), figura-chave na internacionalização da música popular brasileira.
31 de dezembro de 2024: Nascimento da psicanalista Carmen da Silva (105 anos), pioneira nos debates de gênero no Brasil. Fundação do Banco Central do Brasil (60 anos). Dia da Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo. Divulgação dos resultados do Censo Experimental em Brasília (65 anos).
1º de janeiro de 2025: Nascimento do cantor Chico Feitosa (90 anos), produtor da Rádio MEC. Morte do marchand Marcantonio Vilaça (25 anos). Lançamento do jornal Folha de São Paulo (65 anos). Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental. Dia da Confraternização Universal e Dia do Domínio Público.
3 de janeiro de 2025: Transferência do Arquivo Nacional para sua sede atual (40 anos). Criação do Itapoã (20 anos).
4 de janeiro de 2025: Morte do escritor Albert Camus (65 anos). Nascimento do ator Ruy Rey (110 anos). Morte do poeta T.S. Eliot (60 anos). Dia Mundial do Braille.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.