A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que a Avenida Atlântica, em Copacabana, será totalmente fechada para veículos a partir das 8h do dia 31 de dezembro, devido às festividades de Réveillon. O acesso à praia será restrito a pedestres que passarem por revista da Polícia Militar.
A segurança será reforçada com pontos de bloqueio e revista policial em 17 ruas que dão acesso à avenida, com detectores de metal. A entrada com objetos que possam causar ferimentos, incluindo garrafas de vidro, será proibida em todos os 13 locais de festa organizados pela prefeitura. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a proibição de garrafas de vidro visa evitar os atendimentos médicos recorrentes causados por acidentes com este material, que, segundo ele, são a principal causa de atendimentos médicos nos réveillons anteriores.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
A Polícia Militar utilizará 78 torres de observação, equipadas com câmeras de reconhecimento facial, para monitorar a movimentação de pessoas ao longo da orla.
Esquema de Trânsito
Além do fechamento da Avenida Atlântica, diversas mudanças no trânsito estão programadas em Copacabana. A partir das 18h do dia 30 de dezembro, 3 mil vagas de estacionamento serão suspensas. Na terça-feira (31), ônibus fretados não poderão mais acessar o bairro a partir do primeiro minuto do dia, e as pistas da Avenida Infante Dom Henrique serão interditadas às 18h.
A partir das 19h30, a entrada de carros de passeio estará proibida, permitindo apenas o trânsito de táxis e ônibus urbanos. Às 22h, o bloqueio será total, impedindo também o acesso desses veículos. Para chegar à praia, será preciso utilizar ônibus até Botafogo ou Ipanema, ou o metrô. No entanto, o embarque no metrô para Copacabana, das 19h à 0h do dia 31, e para sair do bairro, das 0h às 5h do dia 1º, exigirá um bilhete especial em formato de QR code, a ser adquirido no site ou aplicativo do Metrô Rio.
A reabertura das vias do bairro está prevista para as 5h de 1º de janeiro, exceto a Avenida Atlântica, que terá a pista do lado dos prédios liberada às 10h e a do lado da orla, somente às 18h.
O Centro de Operações da prefeitura (COR) terá um posto avançado em Copacabana com 240 câmeras e dois drones para monitorar a festa.
Programação da Festa
A festa de Réveillon em Copacabana espera 2,5 milhões de pessoas e contará com shows de artistas renomados como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Anitta, Dudu Nobre e Marcelo D2, em três palcos espalhados pela orla. Os shows começam às 18h no palco Leme (gospel) e às 20h nos palcos Samba (República do Peru) e Rio (Copacabana Palace). A queima de fogos terá duração de 12 minutos.
A prefeitura também informou que os quiosques e barracas da praia estão proibidos de criar áreas exclusivas para clientes, sob pena de perderem a licença para operar durante todo o ano de 2025. Uma operação de busca por objetos proibidos enterrados na areia será realizada antes da instalação dos bloqueios da polícia.
A Comlurb mobilizará 2 mil garis para limpar a orla de Copacabana antes e após a festa, e 5 mil em toda a cidade. A coleta de lixo domiciliar noturna será antecipada para as 15h do dia 31, exceto em Copacabana, onde a coleta será realizada no dia 1º. Serão montados quatro postos de atendimento médico em Copacabana, com 48 leitos, e 30 ambulâncias estarão de prontidão durante a festa. A Secretaria Municipal de Saúde também reforçará as equipes dos hospitais da cidade.