Agenda Cultural

Sabores da Pipa Festival Gastronômico divulga datas da edição 2024

Evento é parte de uma série de estratégias rumo à integração de Tibau do Sul à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO.

Aclamado por moradores locais, turistas e empresários por movimentar a economia da praia da Pipa durante a baixa estação, o Sabores da Pipa Festival Gastronômico está de volta. Entre os dias 11 e 21 de abril, o evento segue reunindo e valorizando a culinária cosmopolita da praia mais badalada do Rio Grande do Norte, com a proposta de unir e fortalecer toda a cadeia que a gastronomia abarca, fazendo chegar ao turista uma experiência rica e saborosa.

Desde a sua criação, o Sabores da Pipa destaca a criatividade e o talento dos chefs e empreendedores da região, dentro do conceito de Gastronomia km 0. Em 2024 não será diferente. Com a expectativa de reunir mais de 40 restaurantes participantes, o Festival incentiva a criação de versões exclusivas de entradas, pratos principais, drinks e sobremesas, comercializados a valores fixos para cada categoria, com preços girando em torno de 30% abaixo do tradicional.

Rede de cidades criativas da Gastronomia da UNESCO

O Sabores da Pipa Festival Gastronômico de 2024 também será o primeiro, dentre outros eventos com foco em turismo gastronômico, hospitalidade e agricultura familia já programados, em atendimento às muitas premissas da candidatura município de Tibau do Sul à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. Ele é parte de uma série de estratégias elaboradas pela comunidade local, em colaboração com autoridades e stakeholders, visando fortalecer o reconhecimento da região como um polo de turismo gastronômico mundial.

Sabores da Pipa Festival Gastronômico divulga datas da edição 2024
Com foco em chancela da UNESCO, Sabores da Pipa Festival Gastronômico divulga datas de sua terceira edição

Ao aderir à Rede, Tibau do Sul compromete-se não apenas em compartilhar as melhores práticas em gastronomia, mas também em promover o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

O Sabores da Pipa vem para unir o empresariado, marcas, prestadores de serviços, colaboradores, agências de turismo, receptivos, enfim, todo o trade turístico em prol da consolidação da região como destino gastronômico de excelência“, afirmou a realizadora do evento, Adrianne Ciantelli.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO engloba sete áreas criativas, incluindo gastronomia. Tibau do Sul, onde está localizada Pipa, será a primeira cidade no Nordeste brasileiro a se candidatar nesta categoria, juntando-se a outras quatro cidades brasileiras já reconhecidas pela UNESCO: Belém/PA, Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG e Paraty/RJ.

Gastronomia KM 0

O conceito de gastronomia KM 0 segue sendo adotado pelos restaurantes. Expandindo-se mundialmente, ele se baseia na ideia de consumir alimentos produzidos localmente, reduzindo assim a emissão de carbono associada ao transporte de produtos alimentícios. Ao aplicar este conceito nas criações culinárias do festival, os chefs locais não apenas promovem a sustentabilidade ambiental, mas também valorizam a agricultura local e fortalecem os laços com a comunidade.

Pontos do Sabor

Porções de degustação das criações gastronômicas serão comercializadas a preços populares, em um verdadeiro tour de delícias pelos espaços que foram batizado de Pontos do Sabor, onde o visitante terá a oportunidade de experimentar várias pequenas porções e escolher a sua favorita.

Oficinas e workshops

Oficinas e workshops, conduzidos por talentosos chefs locais, também fazem parte da programação. Sempre destacando o estilo autêntico e saboroso que é característico da região de Pipa. Além disso, serão oferecidas oficinas gratuitas de marketing digital para bares e restaurantes, assim como de fotografia de alimentos, abertas a moradores, turistas e profissionais da área.

A grande novidade deste ano é a parceria com a Escola Agrícola de Jundiai (EAJ UFRN) que irá ministrar oficinas e trará para o evento estudantes que terão a oportunidade conhecer algumas das muitas cozinhas profissionais na Praia da Pipa.

Arena Gastronômica Saberes e Sabores

Outra atração será a Arena Gastronômica Saberes e Sabores, que funcionará no último final de semana, com barracas de comidinhas, produtores locais e com a Ecofeira da Pipa, em espaço aberto ao público. A Arena ainda conta com espaço para patrocinadores e apoiadores, atrações musicais e manifestações artísticas. Um excelente momento para a família.

O Sabores da Pipa Festival Gastronômico é uma realização do “Lá na Casinha“, da empresária Adrianne Ciantelli, com o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo.

Para mais informações e atualizações sobre o Sabores da Pipa Festival Gastronômico, confira o Instagram oficial do evento: @saboresdapipaoficial.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.