Agenda Cultural

No mês do folclore, pesquisador Gutenberg Costa lança livro sobre presença da mulher na literatura de Cordel

O pesquisador e folclorista Gutenberg Costa estudou durante uma década o tema da presença feminina na literatura de cordel potiguar. O resultado desse trabalho está no livro pioneiro “A Presença Feminina na Literatura de Cordel do Rio Grande do Norte – a mulher na memória do folheto potiguar”, obra que foi agraciada com o prêmio municipal do Edital Literatura de Cordel 2014, pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Secretaria Municipal de Cultura.

Fascinado pela cultura popular, Gutenberg coleciona folhetos de cordel desde a adolescência, já tendo publicado outros livros sobre esse gênero. O mais recente trabalho, sobre a presença das mulheres no Cordel do RN – aborda várias temáticas da figura feminina nessa literatura, tais como a presença da mulher nos folhetos, no repente e viola, a discriminação em vários ângulos da cultura popular, a violência contra a mulher, as temáticas de destaque, autores e títulos, e ainda um capítulo com a vida e obra de mais de 50 mulheres cordelistas do RN.

Embora hoje a presença feminina seja relativamente expressiva na literatura de cordel, no passado não foi bem assim. Gutenberg destaca o machismo, muitas vezes presente na cultura popular: “A literatura de cordel foi, durante muito tempo, uma produção marcadamente masculina. Muitas dessas mulheres utilizaram pseudônimos masculinos para escaparem da censura e discriminação da época.” Gutenberg cita o caso da poetisa Josenira Fraga, que se identificava como “Zé do Povo”, principalmente na autoria dos folhetos políticos.

O livro oferece uma ótima bibliografia sobre o Cordel feminino. Além de não descuidar do passado, conta o que há de novidade no cordel de circunstância: os crimes e os assuntos em pauta na atualidade. Da capa à contracapa dos folhetos, forma e conteúdo, autores e personagens estão preservados do esquecimento.

Convite - Lançamento Gutenberg Costa

O AUTOR

Gutenberg é pedagogo e bacharel em direito. Publicou mais de vinte livros. Alguns títulos: “Profetas do Nordeste” (1994), “A Presença de Câmara Cascudo na Literatura de Cordel” (1998), “Natal: Personagens Populares” (1999), “Dicionário Papa-jerimum de Apelidos” (2001), “Dicionário de Cordelistas do RN” (2004).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.