Agenda CulturalCultura

Horto, de Auta de Souza, é relançado em conformidade com a edição de 1900

Projeto é organizado por Carlos Castim e Fábio Fidelis

O folclorista Câmara Cascudo referia-se à conterrânea Auta de Souza como “a maior poetisa mística do Brasil”. A célebre potiguar deixou um único livro, “Horto“. Desde então, o livro de poemas foi mutilado por várias alterações nas edições que sucederam a primeira, a ponto de comprometer seriamente a originalidade da obra da jovem poetisa macaibense. Foi por essa razão que Carlos Castim e Fábio Fidelis, em vigoroso trabalho de arqueologia literária, dedicaram-se a reescrevê-lo, de maneira absolutamente fidedigna à primeira edição de 1900, a única lida, aceita e abraçada por Auta de Souza.

Depois de três anos de pesquisa, ocorrerá o lançamento de “Horto – Poemas originais de Auta de Souza em conformidade com a primeira edição (1900)“, na próxima sexta-feira (10), às 19h, na Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL), em Natal.

Publicada originalmente em 1900, a obra apresenta erros de diagramação e descuidos editoriais, o que incomodava o advogado, ex-procurador do Município de Natal, músico, compositor e poeta Carlos Castim. Diante dessa realidade, ele se juntou ao advogado e professor universitário Fábio Fidelis para se devotarem à pesquisa da obra autaniana.

A macaibense integrou a segunda geração romântica e escreveu poemas com influência simbolista e de elevado valor estético, cujos versos refletiam a sua realidade. A primeira edição do seu único livro foi prefaciada por Olavo Bilac, e seus exemplares esgotaram-se em poucos meses. Ademais, os exemplares da obra a qual aborda frustração amorosa, religiosidade, perdas familiares e tuberculose foram recebidos com elogios pela crítica literária.

Ela nasceu em 1876, antes da abolição da escravatura no Brasil, em 1888. “Naquela conjuntura social, ela conseguiu, mesmo sendo mulher e negra, ser reconhecida pela sua qualidade literária“, destaca Castim, acrescentando que, após a morte da autora, aos 24 anos, muitos de seus poemas foram alterados, sobretudo a partir da segunda edição. “Assim, o presente trabalho está rigorosamente de acordo com a primeira edição, a única abraçada e referendada por ela“, orgulha-se o escritor.

O propósito do projeto é resgatar a originalidade do livro e o respeito à memória da autora. “Esse trabalho envolveu uma cuidadosa pesquisa de todas as edições já lançadas no mercado, além dos manuscritos, ‘Dhálias’ e ‘Horto’. O resultado consiste numa edição pequena e numerada. A sensação é estar em posse da primeira edição, de 1900, com a diferença de ser acrescida de notas informativas sobre cada poema alterado, além de pequenos comentários de Câmara Cascudo extraídos da biografia ‘Vida Breve de Auta de Souza’ alusivos aos referidos cânticos“, conclui Castim.

Toda a renda obtida com a venda dos livros será integralmente destinada às seguintes instituições: Comunhão e Caridade Ave Luz, em Natal, e Fundação Lar Celeste Auta de Souza, em Macaíba/RN.

Serviço

  • Lançamento do livro “Horto – Poemas originais de Auta de Souza em conformidade com a primeira edição (1900)”
  • Data: 10/12/2021 – sexta-feira
  • Hora: 19h
  • Local: Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL) – Rua Mipibu, 443, Petrópolis

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.