Rio Grande do NorteAgenda Cultural
Tendência

Festival Literário da Pipa começa nesta quinta-feira (14) com programação diversa

Evento reúne autores, oficinas, apresentações musicais e culturais em Pipa, com atividades gratuitas para o público até o sábado (16).

O Festival Literário da Pipa (FLIPIPA) terá início nesta quinta-feira, dia 14, trazendo para Tibau do Sul uma rica programação de três dias que inclui mesas literárias, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais. O evento, que acontece na Praça do Pescador, vai até o sábado (16), com entrada gratuita para todas as atividades.

A Tenda dos Autores, principal espaço do festival, será palco de debates que abordam temas como biografias, ficção, romance, cangaço, ancestralidade e a obra de Câmara Cascudo. Participam das discussões escritores renomados, como Zezé Motta, Itamar Vieira Júnior, Lira Neto, Adriana Negreiros e José Luís Peixoto, além de muitos outros. As atividades na tenda começam às 18h30 e são uma excelente oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre literatura e cultura brasileira, diretamente com grandes nomes da atualidade.

Durante o dia, acontecem as atividades do Conversas FLIPIPA, que propõe um mergulho nas linguagens literárias e na transversalidade, com oficinas e discussões conduzidas por autores e artistas. Entre os locais que recebem essas atividades, estão vários estabelecimentos da região, como Pipa Lagoa, Sun Bay, Bicho Preguiça e Bupitanga. As oficinas abordam temas como a poesia de Zila Mamede, contos de Hélio Galvão e adaptações literárias, criando um espaço para exploração e aprendizado.

A programação do festival inclui também apresentações musicais, como a do Dudu Galvão, que se apresentará na quinta-feira com um show voltado para a obra de Caetano Veloso. Na sexta-feira (15), a Orquestra Guaraíras se apresenta na Tenda dos Autores, proporcionando ao público um momento cultural especial. No mesmo dia, um cortejo cultural partirá do Construpipa às 17h, percorrendo as ruas de Pipa até a Praça do Pescador, trazendo música e celebração para os visitantes e moradores.

Oficinas e atividades culturais serão realizadas durante os três dias de evento. Na quinta-feira pela manhã, a Tenda dos Autores receberá a oficina “Rimas na poesia de Zila Mamede”, ministrada por Miguel Carcará, e à tarde, Andreia Clara Galvão conduz uma oficina baseada nos contos de Cartas da Praia, obra de Hélio Galvão. No sábado, os participantes terão a oportunidade de participar de oficinas sobre poetas nordestinas e adaptações de literatura para quadrinhos com Regina Azevedo e Marcos Guerra.

O evento também será uma oportunidade para lançamentos e apresentações de livros. Entre os títulos a serem lançados está Na Contra Mão, de Falves Silva, e o livro Dona Militana: Tradução Estética de Narrativas da Romanceira Potiguar, de Ângela Almeida, que será lançado pela Editora da UFRN, que também terá um estande no local. O evento conta ainda com a presença do Bibliosesc, a biblioteca móvel do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte, oferecendo ao público uma variedade de livros.

O FLIPIPA é conhecido por ser um ponto de encontro de escritores, leitores e amantes da cultura, e este ano promete repetir o sucesso de edções anteriores, unindo a beleza natural da praia da Pipa à efervescência cultural trazida pelas atrações literárias e artísticas.

Confira a programação completa do Festival Literário da Pipa

Quinta-feira (14):

  • 18h30: Mesa Literária com Zezé Motta, Itamar Vieira Júnior, Lira Neto, Adriana Negreiros e outros autores na Tenda dos Autores.
  • 9h: Oficina “Rimas na poesia de Zila Mamede” com Miguel Carcará (Tenda dos Autores).
  • 14h: Oficina com Andreia Clara Galvão sobre contos no livro Cartas da Praia de Hélio Galvão (Tenda dos Autores).
  • 16h30: Apresentação musical de Dudu Galvão com foco na obra de Caetano Veloso (Pousada Bicho Preguiça).

Sexta-feira (15):

  • 18h30: Mesa Literária com Ronaldo Correia de Brito, José Luís Peixoto, Vicente Serejo, entre outros (Tenda dos Autores).
  • 9h: Oficina “Adaptando Literatura para Quadrinhos com Câmara Cascudo” com Marcos Guerra (Tenda dos Autores).
  • 17h: Oficina “Rimas na poesia de Zila Mamede” com Miguel Carcará (Hotel Bupitanga).
  • 17h30: Apresentação da Orquestra Guaraíras (Tenda dos Autores).
  • 17h: Cortejo Cultural do Construpipa até a Praça do Pescador.

Sábado (16):

  • 18h30: Mesa Literária com André Tessaro, Onofre Jr, Manoel Onofre Neto, Thiago Gonzaga, Alessandra Augusta e outros (Tenda dos Autores).
  • 9h: Oficina “Lendo e Escrevendo com Poetas Nordestinas” com Regina Azevedo (Tenda dos Autores).
  • 16h30: Apresentação musical “Os Chicos/80” com Tiago Landeira e Rafael Barros (Hotel Sun Bay).
  • 16h30: Poesia e Canção Contemporânea Potiguar com Alexandre Alves e Dácio Galvão (Hotel Pipa Lagoa).
Flipipa 2024
O evento reúne autores, oficinas, apresentações musicais e culturais em Pipa. — Foto: Divulgação

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.