O Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol chega à sua 6ª edição, marcando o início do ano cinematográfico no Rio Grande do Norte. O evento, que será realizado de 16 a 18 de maio (quinta a sábado), no histórico Complexo Cultural Rampa, em Santos Reis, oferecerá uma programação totalmente gratuita. O festival tem como foco o audiovisual potiguar, mas também apresentará um panorama da produção nacional.
Além das mostras competitivas, o Cine Verão contará com workshops, mesas temáticas, espaço de convivência e apresentações de DJs. A Mostra Cine Verão Poti exibirá 12 filmes produzidos no estado, selecionados por Fernando Suassuna, Geslline Giovana Braga e Heloísa Sousa.
Já a Mostra Cine Verão Brasil trará um olhar sobre o cinema nacional, com curadoria de Quemuel Costa, Rosy Nascimento e Sihan Felix. Segundo Carito Cavalcanti, a seleção buscou apresentar “um Brasil amplo e plural, respeitando contextos culturais diversos“.
A Mostra Brasil exibirá os seguintes filmes:
- “A chuva do caju” (DF)
- “Antonio e Manuel” (RJ)
- “Caluim” (BA)
- “Era uma vez diversiones” (PE)
- “Ladário” (PB)
- “No batente” (SP)
- “Nosso modo de lutar” (DF)
- “Onde a maré leva” (BA)
- “Pé de chinelo” (PE)
- “Te desperto” (SC)
Essa mostra inclui tanto documentários quanto obras de ficção, oferecendo um panorama diversificado da produção cinematográfica brasileira. Na mostra potiguar, o público poderá assistir aos filmes:
- “Alumbrado” (Caicó/Cruzeta)
- “Banheiro dos campeões” (Natal)
- “Canto de Acauã” (Natal)
- “Clave de Sol” (Natal)
- “Diálogos indígenas do nosso tempo” (Natal)
- “Diga ao povo que avance” (Apodi e Mossoró)
- “Divagar”(Natal/Parnamirim/Mossoró)
- “Eu estou aqui” (Natal)
- “Lagrimar” (Natal)
- “Mil manifestações do qualquer” (Natal)
- “Pupá” (Acari)
- “Verão sem fim” (Natal/Tibau do Sul/Salvador)
A curadoria do festival enfrentou um número recorde de inscrições, com mais de 600 filmes submetidos, analisados sob critérios narrativos, estéticos e técnicos. Carito Cavalcanti explicou que, embora o Cine Verão não seja um festival temático, ele está atento às pautas contemporâneas, buscando um processo de curadoria livre e democrático.
O festival também oferecerá oficinas e mesas de discussão voltadas para a profissionalização do setor audiovisual, com temas como “O projeto para o edital: uma questão estratégica”, “Produção executiva e gestão financeira para projetos audiovisuais”, “Processos burocráticos do fazer e profissionalização do setor” e “Cinemas de Rua: Passado, Presente e Futuro”.
A programação musical contará com a DJ Aurora na quinta-feira (16), às 17h; o DJ Sogos na sexta-feira (17), às 16h; e o DJ Astrovagant no sábado (18), após o Fórum dos Festivais de Cinema de Natal, que terá início às 14h.
Serviço:
6º Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol.
De 16 a 18 de maio (quinta a sábado), no Complexo Cultural Rampa, Santos Reis.
Acesso gratuito.
Mais informações: www.cineverao.art
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.