Mundo

Brasil restringe voos da Europa e Ásia por coronavírus

(ANSA) – Após fechar as fronteiras terrestres com os países sul-americanos, o governo brasileiro editou uma portaria na noite desta quinta-feira (19) em que restringe a entrada por via aérea de voos vindos da Europa e da Ásia por conta do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A medida atinge todos os voos da União Europeia, Reino Unido, Irlanda do Norte, Suíça, Noruega, Islândia, China, Japão, Malásia, Coreia do Sul e Austrália por 30 dias. No entanto, os voos envolvendo os Estados Unidos, que já são o sexto país em número de casos da doença, não foram afetados pela medida.

De acordo com a portaria, o veto entra em vigor na próxima segunda-feira (23) e não restringe a entrada de brasileiros que estejam nos países afetados pela medida, bem como de membros de entidades internacionais e diplomatas estrangeiros que tenham família no país. O transporte aéreo de cargas não foi afetado.

Segundo o Ministério da Saúde, até esta quinta-feira, há 621 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil – sendo que 286 estão em São Paulo, 65 no Rio de Janeiro, 42 no Distrito Federal, 30 na Bahia, 29 em Minas Gerais e 28 no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. O Paraná tem 23 casos, Ceará e Santa Catarina tem 20 confirmações, Goiás tem 12, Espírito Santo tem 11 e o Mato Grosso do Sul tem 7. Já Sergipe (6), Alagoas (4), Acre e Amazonas (3), Pará, Tocantins, Paraíba e Rio Grande do Norte (1) fecham a lista.

Rio de Janeiro: O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, suspendeu a partir da meia-noite deste sábado (21) a entrada de passageiros vindos de outros estados em que o vírus já está circulando por via terrestre, aérea ou marítima. Apenas carros particulares serão permitidos pelos próximos 15 dias.

O decreto fluminense fecha os aeroportos do Rio de Janeiro para os voos vindos dos estados com casos confirmados, bem como os voos internacionais. Agora a decisão precisa ser ratificada pelas agências reguladoras nacionais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.